Topo

Zé Elias revela rotina na prisão, faz apelo aos políticos e diz perdoar mãe

Ex-jogador deixou a prisão nesta sexta-feira após ficar detido por 30 dias - Reprodução
Ex-jogador deixou a prisão nesta sexta-feira após ficar detido por 30 dias Imagem: Reprodução

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/08/2011 18h17

Poucas horas após ganhar a liberdade novamente, o ex-volante Zé Elias escolheu o programa "Brasil Urgente", da TV Bandeirantes, para desabafar. Em uma longa entrevista, o ex-atleta revelou momentos de tensão durante os 30 dias que esteve preso por não pagar pensão alimentícia, cobrou mudanças na legislação e, muito emocionado, comentou as declarações polêmicas dadas pela sua mãe no período em que ele esteve encarcerado.

“Entendo minha mãe. Convivi por 20 anos com ela, sei o motivo dos problemas, das palavras, mas não tem de condenar, tem que tentar ajudar para melhorar a situação. As portas sempre estiveram e estarão sempre abertas a ela”, disse o ex-jogador.

Em entrevista ao UOL Esporte no dia 22 de julho, a mãe de Zé Elias, Lúcia Moedim, criticou o relacionamento do filho com a ex e a atual mulher, revelando rotinas de brigas, além de fazer um desabafo.

“Meu filho eu enterrei em 16 de julho de 1997, quando ele se casou pela primeira vez. Após isso, ele nunca mais foi a mesma pessoa. O Zé começou a ser soberbo e achava que o dinheiro comprava tudo. São essas mesmas pessoas que fizeram com que ele trilhasse esse caminho. Mas quem deixaria chegar a esse ponto?”, disse a mãe de Zé Elias na ocasião.

Não são apenas os problemas familiares que atormentam o ex-jogador. Durante o período que esteve no 33º DP em Pirituba, na zona oeste de São Paulo, Zé Elias teve de lidar com situações complicadas com alguns de seus companheiros.

“Vi muitas coisas que as pessoas não sabem. Teve um dia, às 2h de uma noite, que tive de atender um cego com pressão alta e diabetes. Tinha caído o [nível] do açúcar. Eu e outro senhor fizemos que ele comesse e bebesse água porque estava passando mal. Vi um senhor de 81 anos chorando durante o dia dos pais, porque teve um problema de burocracia e o dinheiro da pensão não foi descontado. Alguns pensaram até em suicídio”, relembrou Zé Elias.

Aproveitando a entrevista à televisão, o ex-jogador fez questão de defender a causa dos pais que acabam sendo presos pela falta de pagamento da pensão alimentícia, pedindo às autoridades uma mudança na legislação.

“A gente cobra da sociedade a estrutura familiar, mas a lei pune justamente essa estrutura. A lei tira o pai da família por 30 dias, sem poder trabalhar, sem poder ter a dignidade de levar a comida para casa. Faço um alerta para o governador e para o prefeito. A lei tem que existir, mas a forma de cobrança deveria ser mudada, talvez fazer um trabalho voluntário”, completou Zé Elias.

Após 30 dias preso, o ex-jogador foi liberado na tarde desta sexta-feira e deixou a 33ªDP de Pirituba acompanhado da atual mulher, Renata Moedim.