Topo

Caio Jr quer mudar cara do Grêmio e fala em sonho realizado em apresentação

Caio Júnior concede entrevista de apresentação no Grêmio e diz realizar sonho - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Caio Júnior concede entrevista de apresentação no Grêmio e diz realizar sonho Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Em Porto Alegre

05/12/2011 17h33

Caiu Júnior concedeu, nesta segunda-feira, sua entrevista coletiva de apresentação pelo Grêmio. Contratado por um ano, ele esteve acompanhado de seu empresário, familiares e dos auxiliares Almir Domingues e Solivan Dalla Valle. O treinador disse ter realizado um sonho por ter iniciado carreira como jogador exatamente no clube gaúcho. Mesmo com pouco tempo de trabalho, ele já opinou sobre o elenco e previu necessidade de reformulação tática e no elenco.

"A vida nos reserva situações incríveis. Me sinto muito feliz neste momento. Em 1980 eu chegava neste portão com 15 anos. Saí de Cascavel para ser jogador aqui. Eu morei aqui, vivi 7 anos. Fui tri-campeão gaúcho, goleador, e consegui minha independência por causa do Grêmio. Sai em 1987 pelo mesmo presidente pelo qual estou voltando. Ele não queria, mas por uma série de situações fui negociado. Volto 24 anos depois. Voltar aqui é muito importante. Estar aqui é uma realização pessoal e profissional. me sinto preparado. É o momento ideal para pegar um time como o Grêmio, tenho experiência. Teremos muito trabalho", disse Caio.

Luiz Carlos Saroli, paranaense de Cascavel, tem 46 anos. Começou carreira como treinador em 2002, quando assumiu como treinador do Paraná Clube. Depois dirigiu várias equipes do Brasil e do exterior, como Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Goiás, Vissel Kobe, do Japão, e Al-Gharafa, do Catar. O treinador de 46 anos atuou como jogador no Grêmio entre os anos de 1985 e 1987, quando conquistou o tricampeonato gaúcho.

"O Grêmio precisa de uma mudança de perfil. O ano não foi bom. No aspecto tático, pelo que vim observando do Grêmio, a equipe precisa de mais velocidade. Este é um perfil que precisa ser buscado. Não é fácil. Sempre gostei de posse de bola, e para isso tem que treinar, ter jogadores e dar velocidade. Futebol moderno precisa disso e ajudaria muito para que o Grêmio volte a ser um time competitivo", explicou.

Neste ano, Caio treinou o Botafogo, fez boa campanha no começo do campeonato brasileiro, mas acabou caindo no fim do certame. Nas rodadas finais o time caiu de rendimento, e o treinador não resistiu.

"O torcedor quer resultado, não é diferente em nenhum lugar. O que eu peço é que para ganhar tem que esperar o campeonato acabar. A Copa do Brasil, a Sul-Americana e o Brasileiro. Futebol existe trabalho, temporada, campeonatos e jogos. Em determinados jogos as coisas vão bem ou mal. A manifestação faz parte do jogo, não do trabalho. Isso já aconteceu comigo. O trabalho vai convencer o torcedor. Ele vai ver uma equipe organizada, sabendo o que fazer com bola e sem bola", referiu.


O Grêmio passará por uma forte reformulação para 2012. O ano é considerado fundamental por ser o último do Olímpico e primeiro da Arena, com inauguração prevista para dezembro. Caio receberá vários reforços. Três já foram contratados, outros devem chegar na sequência.

"Não é quantidade. Tem que saber contratar. O Kleber é um exemplo disso. Ele faz a diferença no aspecto técnico e tenho certeza que vai fazer um grande ano. Vamos fazer de tudo para motiva-lo. Os outros que já chegaram são investimentos. Espero que deem retorno. Tem que ter calma com as apostas. Acreditamos pela convicção da direção", referiu. "Se formos analisar, o trabalho do dirigente é muito difícil. O Grêmio tem em torno de 50 jogadores. Não é fácil. Tem que analisar. O ideal é ter de 27 a 30. A gente tem que buscar este número com contratações e definições. É muito cedo para se falar", acrescentou.

Caio Júnior assina por um ano com o time do Olímpico. Além dele, foram apresentados os auxiliares Almir Domingues e Solivan Dalla Valle. O treinador está liberado após a formalidade com a imprensa. Ele se reapresenta junto com os demais profissionais, dia 4 de janeiro, quando o clube abre a temporada.