Topo

Resposta de Diego nesta terça-feira define se Flamengo abre negociação com Riquelme

Meia Diego atuou emprestado ao Atlético de Madrid na última temporada - EFE/Kiko Huesca
Meia Diego atuou emprestado ao Atlético de Madrid na última temporada Imagem: EFE/Kiko Huesca

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

10/07/2012 06h00

O Flamengo já definiu sua estratégia para contratar um jogador capaz de vestir a camisa 10 da equipe. O plano envolve dois nomes de peso. A preferência da direção rubro-negra é pelo meia Diego, ex-Santos e atualmente no Wolfsburg, da Alemanha. Enquanto isso, o interesse pelo argentino Juan Roman Riquelme está em “stand-by”.

O diretor de futebol do Flamengo, Zinho, já determinou um prazo final para que a negociação com o clube alemão avance ou não. O Wolfsburg tem até esta terça-feira para responder se aceita fazer negócio nas bases apresentadas pelo clube brasileiro.

O Flamengo quer Diego por empréstimo de um ano e até aceita pagar um valor pela transação, enquanto o time alemão pretende negociar o meia em definitivo. A imprensa europeia dá como certo que o brasileiro não continuará na equipe e revela que o Atlético de Madrid, onde atuou emprestado na temporada passada, e o Lokomotiv Moscou, da Rússia, também estão interessados.

O jornal Bild diz que os alemães querem 10 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões) pelos direitos econômicos do ex-santista.

As negociações começaram na semana passada, quando o Flamengo propôs o pagamento de 50% do salário de Diego (cerca de R$ 1,1 milhão), mas o clube alemão rejeitou. A contra-proposta em vigor consiste na exposição da marca da Volkswagen, proprietária do time alemão, na camisa do clube rubro-negro, para compensar a outra metade dos salários.

Caso os alemães aceitem, a proposta teria de passar pela aprovação do Conselho Deliberativo, algo sempre necessário quando o assunto é patrocínio de uniforme.

Apesar das tratativas, a diretoria carioca tenta manter os pés no chão, encara o negócio como muito difícil e, por isso, tem um plano B: Riquelme.

Caso a negociação com Diego tenha um desfecho negativo, os contatos com Daniel Bolotnicoff, empresário do argentino, e com Fabiano Farah, representante do meia no Brasil, seriam iniciados ainda esta semana. Existe a possibilidade de Farah viajar para a Argentina nos próximos dias.  

Riquelme, no entanto, já sabe do possível interesse do Flamengo, mas ainda teria de resolver sua situação no Boca Juniors para iniciar as tratativas com o veterano. Cruzeiro e Palmeiras também estão de olho na situação do meia.