Topo

Bélgica vira, goleia e afunda a Holanda na crise; C. Ronaldo marca e Portugal vence o Panamá

Benteke comemora o primeiro gol contra a Holanda no amistoso, em Bruxelas - AP Photo/Geert Vanden Wijngaert
Benteke comemora o primeiro gol contra a Holanda no amistoso, em Bruxelas Imagem: AP Photo/Geert Vanden Wijngaert

Do UOL, em São Paulo*

15/08/2012 17h38

A seleção holandesa continua em crise depois da campanha vexaminosa na Euro-2012, quando a equipe não conseguiu se classificar às quartas-de-final, eliminada na fase de grupos com três derrotas. Nesta quarta-feira, no Estádio King Baudouin, em Bruxelas, a Holanda foi goleada pela Bélgica por 4 a 2 de virada, no clássico dos Países Baixos, em partida que marcou a estreia dos novos técnicos de ambas as equipes.

Ex-Bayern de Munique, o holandês Louis Van Gaal assumiu a Laranja Mecânica diante à Bélgica, que por sua vez teve a estreia do treinador Marc Wilmots. Van Gaal tem a missão de renovar o futebol holandês, que após conseguir o vice-campeonato na Copa do Mundo de 2010 não tem feito boas apresentações. Já Wilmots, com contrato de 2 anos, quer classificar a Bélgica para o Mundial do 2014, no Brasil, feito que a seleção nacional não consegue desde 2002.

O primeiro tempo do jogo foi inteiramente dominado pela seleção belga, que aproveitou o nervosismo e a fragilidade do adversário para pressionar em casa. A estratégia deu resultado e aos 20 minutos, após boa jogada de Mirallas pelo lado esquerdo, o atacante chutou em cima da zaga, mas a bola desviada sobrou para Benteke que matou bonito, driblou o lateral Willems e chutou de esquerda para abrir o placar.


Na segunda etapa, a Holanda voltou ligada na partida enquanto a Bélgica atrasou o passo e permitiu os contra-ataques holandeses.
Não demorou muito e logo aos nove minutos a Laranja Mecânica empatou o jogo, com Narsingh. No minuto seguinte, a equipe visitante aproveitou o baque do rival para virar o jogo com Huntellar, após passe de Robben.

Empurrada pela torcida, a seleção belga teve vontade e tranquilidade para correr atrás do resultado e aos 30 minutos, após falha da zaga holandesa, Mertens chutou para empatar novamente. A Holanda sentiu o gol e se perdeu em campo. Melhor para a Bélgica que apenas dois minutos depois aproveitou falha do goleiro Stekelenburg, que fazia grande partida, e virou para o time da casa. Totalmente entregue no jogo, a Holanda permitiu mais um contra-ataque belga para selar o resultado com Vertonghen, aos 35 minutos.

A seleção holandesa sofreu sua quarta derrota seguida e agora segue em crise, mas de técnico novo. A vitória garante paz à Bélgica, já que a equipe não vencia desde o último dia 11 de novembro de 2011, nos 2 a 1 sobre a Romênia. Depois deste jogo foram três empates contra França, Grécia e Montenegro, e uma derrota para a Inglaterra.

PORTUGAL VENCE PANAMÁ POR 2 A 0 COM GOL DE CRISTIANO RONALDO

  • AP Photo/Paulo Duarte

    A seleção portuguesa passou fácil pelo Panamá e venceu por 2 a 0, em amistoso realizado no Estádio Algarve, em Portugal, nesta quarta-feira. O primeiro gol foi marcado por Nélson Oliveira, que fez seu primeiro por Portugal, e o segundo pelo capitão Cristiano Ronaldo.

    O técnico Paulo Bento promoveu algumas mudanças na equipe semifinalista da Eurocopa. A dupla de zaga formada por Pepe e Bruno Alves, suspensos, deu lugar à Rolando e Ricardo Costa, que não tiveram muito trabalho em campo devido à deficiência técnica do adversário. Miguel Lopes, Hugo Viana e Nélson Oliveira também configuraram a equipe inicial, com grande partida de Oliveira.

    O time português aproveitou a fragilidade do Panamá e dominou a partida do primeiro ao último minuto, mas perdeu uma infinidade de gols. O astro Cristiano Ronaldo fez um bom jogo ealém de marcar o segundo deixou seus companheiros várias vezes na cara do gol.

*Atualizada às 19h07.