Topo

Ex-revelação do Corinthians ganha status de "homem sem preço" no Galaxy de Beckham

Volante Marcelo Sarvas (esq.) é um dos destaques da temporada do LA Galaxy nos EUA - AP Photo/The Seattle Times, Bettina Hansen
Volante Marcelo Sarvas (esq.) é um dos destaques da temporada do LA Galaxy nos EUA Imagem: AP Photo/The Seattle Times, Bettina Hansen

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

20/09/2012 06h00

O meio-campo Marcelo Sarvas foi formado nas categorias de base do Corinthians na mesma geração que contava com os atacantes Gil, Ewerthon e Fernando Baiano. Mas, ao contrário dos antigos colegas, não teve oportunidade no time profissional. Hoje, aos 30 anos, acumula bagagem de uma carreira de andanças pelo mundo e desfruta de momento de reconhecimento como jogador fundamental no Los Angeles Galaxy, time do astro David Beckham.

  • Reprodução/Twitter

    Marcelo Sarvas posa para foto com o campeão do UFC Júnior Cigano; jogador brasileiro do Galaxy relata aproveitar a vida em Los Angeles e diz gostar de frequentar as partidas dos Lakers na NBA

Na última semana Sarvas foi escolhido o melhor jogador da vitória do Galaxy sobre o Colorado Rapids por 2 a 0, em partida da Major League Soccer, a liga profissional dos Estados Unidos. O volante teve a parceria de meio-campo com o também brasileiro Juninho definida como "sem preço" em palavras elogiosas do técnico Bruce Arena.

Melhor jogador dos EUA nos últimos anos, o meia Landon Donovan também encheu a bola da antiga revelação corintiana. "Sarvas foi fantástico. Marcelo teve a chance de entrar no time há alguns meses e agora está difícil escalar a equipe sem ele. O nosso retrospecto com ele é muito bom", disse ao site oficial do Galaxy.

Na partida em questão, Sarvas deu assistência para dois gols e ainda evitou que o adversário marcasse ao interceptar uma bola em cima da linha. O brasileiro deu 76 passes, sendo 71 certos.

"Venho jogando no meio-campo, junto com o Beckham e o Juninho, outro brasileiro. O time foi campeão ano passado. No começo como titular, tive um pouco de resistência. Entrei em uns 12 jogos como titular, o time cresceu, subiu na tabela e estamos em 3º lugar agora", afirmou Sarvas em entrevista ao UOL Esporte.

Antes de chegar aos EUA, Sarvas passou por quatro equipes na Suécia (Karlskrona, Kristianstads, Mjälby e Bunkeflo) e pelo Polônia Varsóvia. No ano passado chamou a atenção do Galaxy como adversário na Copa Concacaf, atuando pelo Alajuelense, da Costa Rica.

Em boa fase em campo, Sarvas diz que também faz sucesso no clube fora do gramado, graças aos dotes de churrasqueiro.  "O brasileiro tem um ritmo diferente do americano, tem muita alegria. O brasileiro é muito querido fora do país, pelo jeito de ser, a gente tem facilidade de fazer amizade dentro do clube. Nós brasileiros fizemos churrasco lá no clube, eles adoraram. Tivemos que fazer outro", relata o volante, que conta com a companhia no time dos compatriotas Juninho, Leonardo e Davis Júnior.

Sarvas começou a carreira na base corintiana como meia-atacante, mas fora do país acabou encarando a transição para ser um "volante que sai para o jogo". Apesar de não desfrutar de notoriedade no Brasil, diz que ainda sonha em atuar numa equipe nacional importante.

"Saí do meu país sem o sabor de jogar no Brasil. Ainda tenho essa vontade. Vejo o futebol brasileiro muito carente, não é o mesmo nível de futebol que foi há anos atrás. Acho que teria espaço. Mas o ambiente é muito fechado para a gente que saiu e não tem nome. Tenho 30 anos, carreira toda fora, é mais difícil", declara.

BECKHAM APAIXONADO POR GUARANÁ DO BRASIL

Brasileiro Marcelo Sarvas conta que o companheiro inglês costuma levar latinhas de guaraná para o vestiário do LA Galaxy. Beckham já foi flagrado comprando a bebida nos Estados Unidos e até já perguntou no Facebook como conseguir mais