Topo

MP faz visita surpresa, e Vasco precisa cumprir exigências para findar ação em 2013

Um dos quartos reformados no alojamento das categorias de base em São Januário - Site oficial do Vasco
Um dos quartos reformados no alojamento das categorias de base em São Januário Imagem: Site oficial do Vasco

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/10/2012 10h00

A reforma dos alojamentos em São Januário e a inauguração do CT de Itaguaí não foram suficientes para acalmar o Ministério Público em relação ao trabalho desenvolvido nas categorias de base do Vasco. A fiscalização prossegue e o órgão planeja uma série de visitas surpresas para conferir as instalações. A ação movida em abril pela promotora Clisanger Ferreira Gonçalves, da Promotoria da Infância e da Juventude, segue em andamento. Inclusive, o processo só deve ser encerrado no meio de 2013 desde que o Cruzmaltino siga cumprindo as exigências.

O temor do Ministério Público está ligado ao aspecto de possível “maquiagem” nos dois locais. O Cruzmaltino precisou adequar as instalações de forma rápida para não correr o risco de ter os alojamentos interditados pela segunda vez na temporada. Com isso, recebeu a visita de membros do MP e teve o aval para a utilização. Banheiros, refeitórios e quartos foram reformados.

As novas visitas surpresas serão imprescindíveis para o juiz avaliar as reclamações do Ministério Público em cima da estrutura oferecida pelo Vasco aos jovens das categorias de base. Em caso de novas irregularidades, o clube pode ter que pagar uma multa diária até que possíveis adequações sejam feitas, além de correr o risco de ter São Januário e Itaguaí interditados.

Confrontos da 3ª rodada

Mais jogos:
Bela do Vasco
Bela do Ceará
Bela do Vasco
Bela do Ceará

A reportagem do UOL Esporte entrou em contato com Clisanger Ferreira Gonçalves, responsável por todo o processo envolvendo Ministério Público e Vasco. A promotora deixou claro que o clube de São Januário e sua diretoria continuam sob investigação. Inclusive, o processo só deve ser encerrado no meio de 2013 se mais nenhum erro for detectado na administração das categorias de base.

“Vamos visitar e ver as condições de Itaguaí. Queremos as melhoras que aconteceram em São Januário. O nosso interesse é pela adequação, não pela condenação. O processo judicial continua. Através das visitas surpresas o juiz vai julgar procedente, ou não, as observações do Ministério Público. Isso pode terminar até o meio do ano que vem. O nosso interesse é esse. Sabemos que é uma coisa longa, mas com tudo adequado não temos porque estender. Independente disso, o Ministério Público sempre vai fiscalizar os locais com crianças e adolescentes”, explicou.

A briga entre MP e Vasco começou no início do ano após a morte de Wendel Júnior Venâncio da Silva, de 14 anos, no dia 9 de fevereiro durante uma peneira do clube, no CT de Itaguaí. O local foi interditado no dia 18 de abril, mas o Cruzmaltino conseguiu uma liminar no dia 10 de maio e restabeleceu o funcionamento. O clube reformou todo o local antes de marcar a inauguração oficial. Atualmente, Mauro Galvão coordena as categorias de base, enquanto Sorato atua como técnico dos Juniores.