Topo

Luigi anuncia que tentará reeleição no Inter, mas espera aliados para definir chapa

Giovanni Luigi chegou a dizer não aos aliados, mas voltou atrás e disputará o pleito - Edu Andrade/Agência Freelancer
Giovanni Luigi chegou a dizer não aos aliados, mas voltou atrás e disputará o pleito Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

22/10/2012 18h14

Giovanni Luigi quer seguir como presidente do Internacional. Depois de passar os últimos meses empilhando motivos para deixar o clube após sua gestão, o dirigente anunciou nesta segunda-feira que disputará a reeleição. A chapa do movimento de situação, contudo, ainda não está definida. Tudo porque as negociações com outras correntes políticas prosseguem.

"Eu tinha algumas questões particulares e profissionais que precisavam ser vencidas. Como elas foram esclarecidas, me coloco à disposição", disse Giovanni Luigi. "Estou colocando à disposição o meu nome para ele ser referendado na assembléia geral nos próximos dias. É um anúncio e a chapa será registrada até o dia 1º de novembro", completou.

A manifestação rápida, e sem pompa e circunstância, serviu apenas para Luigi contrariar o que o próprio desenhou. Reverter a expectativa de que não seria o candidato da atual gestão. A missão ficou clara quando o assunto virou para a organização do departamento de futebol. Que rendeu uma resposta evaziva.

"No momento oportuno vamos anunciar [o vice-presidente de futebol da chapa de situação]. Precisamos fazer algumas mudanças no futebol, mas é um assunto que vamos tratar para o futuro", desconversou Giovanni Luigi.

A eleição presidencial do Internacional acontecerá, provavelmente, em dois turnos. No primeiro, no dia 8 de novembro, apenas conselheiros participarão. Cada candidato precisa superar a cláusula de barreira de 25% (o equivalente a 87 votos) para chegar à etapa seguinte. Ao todo são 348 conselheiros aptos a votar. Somente dois poderão passar para a etapa final.

Além da situação, o ex-presidente do Conselho Deliberativo Luiz Antonio Lopes também confirmou sua candidatura. O grupo Convergência Colorada deve lançar candidato nos próximos dias. Na segunda parte os associados poderão votar. O pleito entre os sócios ocorrerá no dia 15 de dezembro. Como ocorreu nas últimas eleições, o processo será totalmente eletrônico, o que facilitará a apuração.