Topo

Para comandar equipe no Mundial, Chelsea procura técnico derrotado pelo São Paulo em 2005

Rafa Benitez, ex-técnico de Inter de Milão e Liverpool, pode ser o novo treinador do Chelsea - AP/Hassan Ammar
Rafa Benitez, ex-técnico de Inter de Milão e Liverpool, pode ser o novo treinador do Chelsea Imagem: AP/Hassan Ammar

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 08h27

Horas após o Chelsea demitir o técnico Roberto Di Matteo, a imprensa inglesa já divulgou possíveis nomes que o clube procura para substituir o italiano no comando do atual campeão da Liga dos Campeões. Um deles é o do espanhol Rafa Benítez, espanhol que comandava o Liverpool em 2005, quando os "Reds" foram derrotados pelo São Paulo, por 1 a 0, na final do Mundial de Clubes.

CHELSEA DEMITE DI MATTEO

  • Às vésperas do Mundial de Clubes, o Chelsea demitiu nesta quarta-feira o técnico italiano Roberto Di Matteo, um dia após a derrota para a Juventus, por 3 a 0.

De acordo com a BBC, o dono do Chelsea, o russo Roman Abramovich, já teria ligado para Benítez para conversar sobre a possibilidade dele assumir a equipe. Benítez, depois do Liverpool, treinou a Internazionale de Milão, pela qual conquistou o Mundial de Clubes de 2010, ao bater o Mazembe, do Congo (que impediu uma final entre o Inter gaúcho e a Inter italiana).

Segundo a BBC, os primeiros contatos de Abramovich com Benítez ocorreram antes mesmo da demissão de Di Matteo. O jornal Daily Mail divulgou que Benítez está em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, mas deve embarcar para Londres na próxima quinta-feira. A proposta do Chelsea para o espanhol seria a assinatura de contrato até o final da temporada - segundo o jornal, Benítez havia recusado proposta semelhante na temporada passada, antes de Di Matteo assumir interinamente o clube.

Outro nome especulado é o de Pep Guardiola. O ex-técnico do Barcelona é visto como a primeira opção de Abramovich, mas mais difícil que Benítez, já que decidiu tirar ano sabático, e se encontra com a família em Nova York. Guardiola anunciou recentemente que só deverá entrar em negociações para retornar ao futebol em janeiro de 2013.

No começo de novembro, o jornal espanhol Marca divulgou que Guardiola vê com bons olhos uma ida ao Chelsea, pois a qequipe teria pontos positivos que o motivariam a voltar a treinar um clube. O espanhol admiraria a base do elenco do Chelsea, o que diminuiria a necessidade de reforços.

Já Abramovich vê como necessário um nome de impacto para o comando do Chelsea. Não à toa, mesmo com o curto período no comando do clube, Di Matteo é o que ficou por mais tempo dentre os últimos cinco técnicos da equipe inglesa. ele esteve no comando do time por 262 dias, a frente de seu antecessor, o português André Villas-Boas,  que ficou por 256 dias, do israelense Avram Grand (247 dias), do brasileiro Luís Felipe Scolari (223) e do holandês Guus Hiddink (105 dias).

MAUS RESULTADOS QUE CAUSARAM A QUEDA DE DI MATTEO

Shakhtar Donetsk 2 x 1 ChelseaLiga dos Campeões23 de outubro
Manchester United 3 x 2 ChelseaCampeonato Inglês28 de outubro
Chelsea 5 x 4 Manchester UnitedCopa da Liga Inglesa31 de outubro
Swansea 1 x 1 ChelseaCampeonato Inglês3 de novembro
Chelsea 3 x 2 Shakhtar DonetskLiga dos Campeões7 de novembro
Chelsea 1 x 1 LiverpoolCampeonato Inglês11 de novembro
West Bromwich 2 x 1 ChelseaCampeonato Inglês17 de novembro
Juventus 3 x 0 ChelseaLiga dos Campeões20 de novembro