Topo

Grêmio mira reduzir folha de pagamento e procura interessados em Moreno

Marcelo Moreno vive futuro incerto e vê Grêmio procurar clube interessado nele - Lucas Uebel/Preview.com
Marcelo Moreno vive futuro incerto e vê Grêmio procurar clube interessado nele Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Do UOL, em Porto Alegre

01/04/2013 06h00

A direção do Grêmio decidiu que é o momento de encontrar um clube para Marcelo Moreno. 'Encostado' no Tricolor, o jogador participou de uma reunião com os dirigentes e a comissão técnica assim que regressou da Bolívia, onde atuou com a seleção nacional, e no encontro foi definido sua saída. A alegação oficial do clube é que se trata de um jogador que necessita ser protagonista, algo que não está conseguindo em Porto Alegre. Mas a razão principal é a redução na folha de pagamento.

Atualmente o Grêmio gasta praticamente R$ 10 milhões por mês com o elenco principal. E Marcelo Moreno está entre os salários mais altos, com cerca de R$ 500 mil mensais. Sua saída reduziria sensivelmente os pagamentos. E não poderia ser por rescisão, já que o vínculo com o clube tem mais três anos.

Vanderlei Luxemburgo não quer mais tratar do tema. "O Rui [Costa, diretor executivo] vai responder. Ele [Moreno] não está aqui. O Rui responde na sequência", resumiu o treinador. E quando chamado aos microfones, o dirigente citou alguns motivos para o afastamento de Moreno, que não esteve nem relacionado para pegar o Passo Fundo. Kleber, Vargas, Mamute, Welliton e Willian José foram os atacantes disponíveis.

"Fizemos uma avaliação e ele perdeu espaço. O Marcelo ainda precisa percorrer um caminho. É uma decisão técnica que está em sintonia com a diretoria. Estamos trabalhando para que as coisas sejam bem encaminhadas. Ele é patrimônio do clube. É um jogador acostumado a ser protagonista, e precisa disso. Aqui ele perdeu isso porque outros jogadores ocuparam este espaço. Vamos discutir internamente", falou Rui.

A determinação é clara: o Grêmio busca interessados em Moreno. Recentemente, quem esteve mais perto de abrir as portas para o boliviano foi o Cruzeiro. No entanto a negociação não foi concluída. O Palmeiras, que também chegou a se interessar, busca um atacante que possa jogar a Libertadores, e Moreno não se enquadra pois está inscrito pelo Grêmio. O Botafogo era o terceiro clube de olho nele, mas não chegou a formalizar proposta.

Ninguém tem dúvidas da qualidade técnica de Moreno no Grêmio. No entanto, o comportamento fora de campo contribuiu muito para sua saída. O jogador não vive, realmente, um momento tranquilo. Além de estar 'encostado' no clube, ele pensa em abandonar a seleção da Bolívia.

A partir da próxima semana, o Grêmio aceita receber investidas e irá facilitar a saída do camisa 9. Atualmente ele treina com a equipe de baixo e sequer é relacionado para concentração nos jogos. Nesta temporada foram 5 partida e nenhum gol. O último feito com a camisa do Grêmio foi o da vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo na inauguração da Arena, no dia 8 de dezembro do ano passado.