Topo

Corinthians afina discurso para preservar Pato de críticas

Alexandre Pato fica deitado no chão após perder gol "feito" na partida do Corinthians contra o Boca  - Fernando Donasci/UOL
Alexandre Pato fica deitado no chão após perder gol 'feito' na partida do Corinthians contra o Boca Imagem: Fernando Donasci/UOL

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

05/07/2013 06h00

Se depender da palavra de Mario Gobbi, presidente do Corinthians, o atacante Alexandre Pato não precisa se preocupar com a má fase no Corinthians. Para o mandatário, o clube não abre mão do jogador e “todos nós vamos bater palma para ele ainda”. A declaração dá o tom exato da estratégia do clube, de expor o mínimo as dificuldades do atleta e demonstrar publicamente confiança.

“O Pato é um craque de bola. Ele vai jogar, ele vai acontecer, que é o que todos querem. Mas precisa dar tempo a ele. Tudo tem seu tempo certo. O apressado come cru e nós, não. Vamos deixar, na hora certa ele vai desabrochar, jogar tudo aquilo que ele sabe e tem para dar. É um exemplo de tudo, primeiro a chegar, companheiro, cúmplice, à disposição do treinador. Ele vai jogar”, declarou Gobbi.

Pato também parece estar sendo preservado por Tite. Na primeira partida da decisão da Recopa no Morumbi, o camisa 7 sequer entrou em campo. O treinador voltou a falar em intensificar treinamentos. “É treinar e manter a concentração. Treina, qualifica, concentração, precisão na finalização que as coisas vão acontecer”, afirmou.

Gobbi afirmou ainda que o jogador precisa de mais tempo para se adaptar. “O Pato me impressionou pelo comprometimento com o clube e com o grupo. É mais um dentro do time. O Pato jogou alguns anos na Europa, todos os jogadores que ficam alguns anos na Europa precisam de alguns anos de adaptação por condicionamento físico, ritmo de jogo. Aqui joga-se no campo todo, lá, no meio do campo”, justificou.

O último gol que Alexandre Pato marcou pelo Corinthians foi contra a Ponte Preta, na semifinal do Campeonato Paulista. De lá para cá, colecionou alguns incríveis gols perdidos, como contra o Boca Juniors no Pacaembu, pela Libertadores, e contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro.

Fato é que Alexandre Pato ainda não conseguiu deslanchar desde que chegou ao Corinthians. Contratado em janeiro deste ano por R$ 40 milhões, o jogador de 23 anos esteve em campo em 27 oportunidades – 75% dos jogos da equipe no ano –, mas marcou apenas sete gols. O número baixo fez com que ele perdesse a posição para Paolo Guerrero e Emerson Sheik

O atacante poderá ter a chance de mostrar se a pausa para a Copa das Confederações calibrou seu pé neste domingo. Com a lesão de Emerson Sheik, o camisa 7 do Parque São Jorge tem grandes chances de ser escalado como titular ao lado de Guerrero contra o Bahia, em Salvador, pela sexta rodada do Brasileirão.

Namoro com Barbara Berlusconi coincide com pior momento da carreira de Pato

  • Depois de dois anos e meio, o atacante Alexandre Pato anunciou nesta terça-feira o término do namoro com Barbara Berlusconi. Mas, para alegria dos torcedores do Corinthians, pode ser um bom sinal. Isto porque o relacionamento com a filha do ex-premiê italiano e dono do Milan coincidiu com a pior fase do camisa 7 dentro de campo. Pato e Barbara começaram a ser vistos juntos em janeiro de 2011 e assumiram o namoro algumas semanas depois. No período em que namoraram, o jogador entrou em campo em 76 oportunidades e marcou 23 gols – média de 2,5 aparições por mês e 0,76 gols a cada 30 dias.