Topo

Com assistências e gols, Neymar e Paulinho conquistam a Europa em 2 meses

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 06h00

Após o título do Brasil na Copa das Confederações em julho, Neymar e Paulinho chegaram à Europa como grandes promessas na janela de transferências do meio do ano, mas ainda assim sob desconfiança quanto ao que poderiam render fora do futebol brasileiro. Passados dois meses, o panorama não poderia ser mais animador para ambos.

O atacante ex-Santos vem presenteando os torcedores do Barcelona com atuações de gala, dribles e gols, além de estar se entendendo perfeitamente com o argentino Lionel Messi. Já o meia ex-Corinthians vem mostrando uma regularidade impressionante e já é reconhecido nas ruas de Londres por seus gols e ótimas partidas pelo Tottenham.

Nesta terça-feira, a dupla deu outra grande amostra do que ainda deve estar por vir. Neymar fez um gol, deu assistência para Messi marcar, aplicou dribles desconcertantes e foi fundamental na vitória por 4 a 1 sobre a Real Sociedad, pelo Campeonato Espanhol, competição que a equipe lidera com 100% de aproveitamento. Paulinho não ficou atrás, fez um gol de carrinho - após ter feito um gol de letra no jogo do fim de semana - e ajudou o Tottenham a golear o Aston Villa por 4 a 0, em partida da Copa da Liga Inglesa.

Além dos torcedores, companheiros de equipe e treinadores, Neymar e Paulinho vêm ganhando espaço nas principais manchetes dos grandes jornais da Europa. A imprensa local se rendeu ao futebol apresentado por eles e destaca constantemente os impressionantes números dos atletas brasileiros.

O El Mundo Deportivo, jornal esportivo da Catalunha, fez questão de ressaltar a clara cumplicidade de Neymar e Messi em campo. "Ambos se entenderam desde o primeiro momento. Buscaram-se em todo o tempo em que estiveram em campo", escreveu um colunista do jornal após a partida desta terça.

O Marca, da capital Madri, deixou para os internautas a pergunta de quem foi o destaque da vitória sobre a Real Sociedad. Até o início da madrugada desta quarta, o brasileiro liderava com folga. Também ficou nas palavras dos leitores o destaque para Neymar no catalão As: "Uma grata surpresa. Neymar tem jogado pela equipe, ao contrário de Messi, que claramente dá prioridade ao sucesso pessoal", escreveu um torcedor.

Neymar inclusive quebrou um recorde de Messi nesta terça-feira. Com novo passe para gol, ele chegou ao quinto jogo seguido com pelo menos uma assistência e superou o argentino, que havia somado quatro jogos como garçom. Além disso, já marcou duas vezes em jogos oficiais.

Paulinho, apesar de não ser atacante, balançou mais as redes que o próprio companheiro de seleção brasileira. Ele já fez três gols pelo Tottenham e vai ganhando o rótulo de volante artilheiro. De quebra, virou titular indispensável, sendo um dos únicos do Tottenham a jogar duas partidas em menos de 48 h (pelo Campeonato Inglês e pela Copa da Liga).

PAULINHO DÁ 'VOADORA' E MARCA EM GOLEADA DO TOTTENHAM