Topo

Beckham lança livro, promete ver Copa no Brasil e diz que ama Ronaldo

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

30/10/2013 19h06

O Brasil esteve muito presente no cotidiano do inglês David Beckham nesta quarta-feira. O ex-jogador lançou uma autobiografia fotográfica em evento promovido pela rede social Facebook, e o escritório da empresa em São Paulo foi um dos locais escolhidos para participar do evento. Em contato com fãs da região, o astro fez elogios ao país, prometeu estar na Copa do Mundo de 2014 e disse que ama o ex-centroavante Ronaldo.

O evento foi inteiramente promovido pelo perfil oficial de Beckham no Facebook. Fãs do Brasil, da Índia, dos Estados Unidos e da Inglaterra se inscreveram na página do astro, e 60 pessoas de cada localidade foram selecionadas para participar.

Nesta quarta-feira, essas pessoas foram aos escritórios do Facebook nas regiões que participaram da promoção. Cada uma teve cerca de um minuto para interagir com Beckham, que estava em Londres, e fazer perguntas ao ex-jogador.

O astro foi questionado, por exemplo, sobre a impressão que ele tem do Brasil. “Eu estive duas vezes aí e simplesmente amo o país. Joguei com muitos brasileiros, e o que mais me marcou é que eles sempre estão com um sorriso no rosto”, respondeu Beckham, sempre em tom político.

Um fã também perguntou se Beckham estará na Copa de 2014. “Vou e vou levar toda a minha família. Vai ser uma experiência diferente para mim, por ser meu primeiro Mundial como um ex-jogador”, disse o inglês, que pretende ver pelo menos as partidas do país dele.

Outro assunto que apareceu na pauta foi a relação de Beckham com jogadores brasileiros. O jogador inglês fez elogios ao ex-são-paulino Lucas Moura, que foi companheiro dele no Paris Saint-Germain, mas ressaltou que tem outro nome favorito entre os atletas nascidos no país.

“Eu amo Ronaldo. Eu simplesmente amo o jeito de o Ronaldo jogar. Ele é um centroavante incrível, e vê-lo fazendo gols sempre foi algo que eu gostei demais”, disse Beckham.

Todos os fãs selecionados na promoção tiveram direito a interação individual com o inglês. Beckham esteve sempre sorridente e polido, até mesmo quando foi questionado sobre temas mais complicados.

Isso aconteceu, por exemplo, quando ele foi interpelado sobre Alex Ferguson. O ex-treinador do Manchester United lançou neste ano uma autobiografia, e um trecho do livro é especialmente pesado sobre Beckham. O comandante relatou que em 2003, depois de um empate contra o Arsenal pela Copa da Inglaterra, ele chegou a atirar uma chuteira na direção de Beckham.

“Ele pensou que era maior do que eu. Foi o único jogador que eu treinei que quis ser famoso fora do futebol. Não sinto rancor pelo David. Ele é um rapaz maravilhoso, mas nunca chegou ao nível de jogador top. Fiquei muito desapontado”, escreveu o ex-técnico do astro.

Beckham foi inquirido sobre o que ele escreveu acerca de Ferguson e qual, entre os dois, é o melhor autor: “Meu livro é uma obra de fotos, com poucos textos, mas eu procurei focar as coisas boas da minha carreira. Sobre ele, eu só posso agradecer por ter me oferecido a chance de jogar no Manchester United, time em que eu sempre sonhei atuar”.