Topo

Divulgação da tabela do Brasileiro surpreende Lusa. "Tristeza", diz cartola

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 16h07

O presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, foi surpreendido com a divulgação da tabela do Campeonato Brasileiro 2014 pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), nesta quinta-feira. A entidade conseguiu derrubar todas as liminares contra a decisão do STJD, que rebaixou o clube paulista, e publicou no seu site oficial todos a programação de todos os jogos do torneio com o Fluminense na série A.

Ilídio Lico disse que foi avisado pela reportagem do UOL Esporte que a tabela já estava definida. “Não estou sabendo. E está com o Fluminense?”, questionou. “É uma tristeza. Agora vamos ver que atitude tomar. Vou consultar o nosso departamento jurídico”, completou.

Na última quarta-feira, o dirigente esteve reunido com o presidente da CBF, José Maria Marin, na sede da Federação Paulista de Futebol. No encontro Lico chegou a propor um Brasileiro com 21 clubes e ouviu um “não”.

Ao UOL Esporte, o vice-presidente jurídico da Portuguesa, Orlando Cordeiro, disse que o clube irá acionar a Justiça Comum e declarou 'guerra' para tentar manter o clube na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. "Minha posição é clara: temos que ir para a Justiça Comum e ponto final. Vou defender isso numa reunião que teremos", afirmou Cordeiro, que sempre defendeu uma posição mais radical do clube no caso. "Agora não tem mais o que fazer, é guerra", completou. 

A atitude, segundo o advogado da CBF, Carlos Miguel Aidar, afirmou em entrevista ao Blog do Rodrigo Mattos é a única que ainda pode anular as decisões do STJD.

A tabela do Brasileiro foi divulgada após a reunião do conselho técnico do torneio. Mesmo excluída da competição, a Portuguesa foi representada no encontro pelo advogado Ricardo de Moraes Cabezón, que não pôde se manifestar.

Ainda assim, a própria CBF admite que a situação não é definitiva, e pode mudar nos próximos dias, ou até mesmo nesta quinta, caso alguém consiga na Justiça uma nova liminar e torne a tabela do Brasileirão desatualizada.

Com a confirmação, mesmo que possivelmente provisória dos 20 times que estão na elite, a CBF divulgou a tabela com todos os jogos das 38 rodadas do Brasileirão. A última será no dia 7 de dezembro, novamente sem os clássicos regionais no encerramento da competição.