Topo

Atlético-MG adota estilo europeu e dá folga de dois dias depois dos jogos

Um dia depois de vencer o Tupi, jogadores do Atlético-MG fizeram treino regenerativo - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Um dia depois de vencer o Tupi, jogadores do Atlético-MG fizeram treino regenerativo Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

03/02/2015 10h50

No domingo o Atlético-MG venceu o Tupi por 2 a 0 na estreia do Campeonato Mineiro. Normalmente, no futebol brasileiro, o dia seguinte seria de folga. Não na Cidade do Galo. Os titulares fizeram um treino regenerativo, enquanto os reservas disputaram um jogo-treino. Já nesta terça-feira, é descanso total. Somente os jogadores que estão machucados que vão aparecer no CT atleticano.

Essa prática é muito comum na Europa, já que estudos fisiológicos comprovam que até dois dias depois das partidas os jogadores ainda apresentam cansaço. Então, sempre que o calendário permitir, a folga no Atlético vai ser dois dias depois dos jogos, como explica o preparador físico Rodolfo Mehl.

“Fisiologicamente o cansaço não vem no primeiro dia depois do jogo, mas no segundo dia. Então, quando o calendário permite, a gente faz o treino regenerativo um dia após o jogo e nesse segundo dia após a gente dá um descanso total para os atletas, para que eles tenham recuperação quase que 100%”, comentou o novo preparador físico do Atlético, que explicou como funciona na prática ter todos os jogadores inteiros nos treinos.

“A diferença é que os atletas se apresentariam com cansaço, não estariam totalmente recuperados e você trabalharia em cima de um cansaço, sem ter a recuperação completa de um jogo. E o trabalho não seria tão proveitoso e com risco de contusões”.

Essa prática, no entanto, não chega a ser uma novidade na Cidade do Galo. Mário Sérgio, em 2004, e Paulo Autuori, ano passado, foram treinadores que adotaram essa metodologia sempre que era possível. Para os jogadores, o que importa é seguir a determinação da comissão técnica, como diz o meia Maicosuel.

“Para quem não foi para Europa ainda deve estranhar um pouquinho e até perguntar o motivo de folgar na terça e não na segunda. Mas lá é normal, estou vindo de lá e é normal isso aí. É uma coisa que os preparadores físicos sabem que o cansaço vem mesmo no segundo dia após o jogo. É uma coisa que eles estudaram, então quem sou eu para falar algo?”.