Topo

CBF descarta liberação em seleção olímpica e projeta mudança em calendário

Kelvin, do Palmeiras, um dos convocados para amistoso da seleção olímpica - Getty Images
Kelvin, do Palmeiras, um dos convocados para amistoso da seleção olímpica Imagem: Getty Images

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/08/2015 18h13

O coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, não trabalha com a hipótese de liberar jogadores convocados para o amistoso do dia 8 de setembro – contra a França, em Le Mans – da equipe olímpica.

Segundo o dirigente, apesar das críticas sobre o fato de perder jogadores, nenhum clube enviou qualquer solicitação oficial para a CBF pedindo tal liberação. O Grêmio articula um pedido coletivo de desconvocação e tentam ganhar apoio de outros clubes brasileiros.

“Conversei, por exemplo, com o Rodrigo Caetano [diretor executivo do Flamengo] e ele me entendeu bem sobre a situação do Jorge [lateral convocado]. Não acredito que esses pedidos cheguem. Eles vão entender que é importante a participação destes jovens. Além disso, não teremos mais esse conflito de datas esse ano. Trata-se de uma situação atípica”, disse o coordenador.

Gilmar Rinaldi ainda revelou que a CBF, através do departamento de competições, já estuda mudanças no calendário atual para que as datas de amistosos Fifa não venham mais a coincidir com dias de jogos nos campeonatos do Brasil.

“Peço a compreensão de todos, até porque é um problema que não teremos mais em breve. O presidente Marco Polo e o pessoal de competições já estão resolvendo as mudanças para evitar tais conflitos. Não teremos mais isso, felizmente”, contou Gilmar.

Com os amistosos da seleção principal - 5 e 8 de agosto, nos Estados Unidos -, os jogadores que atuam no país perderão três rodadas do Campeonato Brasileiro - 22ª, 23ª e 24ª.

Veja os jogadores convocados para a convocação da equipe olímpica:

GOLEIROS: Éderson (Benfica), Jean (Bahia)

ZAGUEIROS: Lucão (São Paulo), Marlon (Fluminense), Walace (Monaco) e Rodrigo Ely (Milan)

LATERAIS: Fabinho (Monaco), Maicon (Livorno Calcio), Wendell (Bayer Leverkusen) e Jorge (Flamengo)

MEIO-CAMPISTAS: Rodrigo Caio (São Paulo), Lucas Silva (Real Madrid), Otávio (Atlético Paranaense), Eduardo Henrique (Atlético-MG),
Rafael Alcântara (Barcelona), Andreas Pereira (Manchester United), Felipe Anderson (Lazio)

ATACANTES: Kelvin (Palmeiras), Alisson (Cruzeiro), Carlos (Atlético-MG), Luciano (Corinthians) e Luan (Grêmio)