Topo

Conmebol já liberou partida em condições piores que as do Monumental

AFP PHOTO / JUAN CEVALLOS
Imagem: AFP PHOTO / JUAN CEVALLOS

Do UOL, em São Paulo

13/11/2015 06h00

Devido às fortes chuvas em Buenos Aires na noite desta quinta-feira (12), a Conmebol, em comum acordo com as seleções argentina e brasileira, decidiu adiar o clássico, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Não é preciso puxar muito pela memória para lembrarmos que a entidade sul-americana liberou partida em gramado que apresentava até mesmo piores condições.

No dia 13 de outubro, o Equador recebeu a Bolívia em Quito, capital do país, no estádio Olímpico Atehualpa. O campo estava alagado, mas a bola rolou.

O registro do confronto lembra que a chuva que caiu poucos minutos antes do jogo “deixou quase impossível o controle da bola durante a etapa inicial”. Na sequência, o sindicato dos jogadores profissionais criticou o fato de o duelo ter sido liberado.

“É absurdo. A saúde e a segurança dos jogadores devem prevalecer sobre qualquer outra consideração", disse o FIFPro, em nota.

"Isto eleva preocupações sobre a pressão para cumprir compromissos em um calendário com muitas partidas”, prosseguiu o órgão. “Quando os jogadores se reúnem com sua seleção, todos os envolvidos, desde federações, torcedores e imprensa, podem ter expectativa de que vão a campo sem importar o custo", concluiu.

Neste jogo, vale lembrar, o Equador, líder isolado do classificatório, venceu por 2 a 0, com gols de Bolaños e Caicedo, ambos no segundo tempo.

O pé d’água em Buenos Aires foi forte, mas deixou de cair cerca de 45 minutos antes da hora agendada para o confronto. Às 22h30, as tomadas do Monumental de Núñez, estádio que receberia o clássico, mostravam gramado em melhores condições. Milton Leite, narrador do SporTV, chegou a brincar com a “Lei de Murphy” e disse que talvez, se tivessem esperado mais um pouco, o jogo poderia ter acontecido.

Ainda assim, decidiu-se pelo adiamento, para a sexta-feira (13), também às 22h.