Topo

Sevilla chega ao quinto título da Liga Europa nos últimos 11 anos

Sevilla venceu o Liverpool por 3 a 1 de virada em jogaço na Basileia nesta quarta  - Ruben Sprich/Reuters
Sevilla venceu o Liverpool por 3 a 1 de virada em jogaço na Basileia nesta quarta Imagem: Ruben Sprich/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/05/2016 17h38

Ao vencer o Liverpool por 3 a 1 de virada em jogaço nesta quarta-feira (18), na Basileia, na final da Liga Europa, o Sevilla chegou ao tricampeonato seguido da competição. Mais que isso: nos últimos 11 anos, incluindo a alcunha anterior de Copa da Uefa, é o quinto título do time andaluz.

No período em que se consolidou como principal vencedor do segundo escalão europeu, o Sevilla bateu nas finais o Middlesbrough (2005/06), Espanyol (2006/07), Benfica (2013/04), Dnipro (2014/05) e agora o Liverpool. O detalhe é que o time espanhol tem 100% de aproveitamento nas finais.

Nestes 11 anos, além do Sevilla, só Zenit, Shakhtar Donetsk, Atlético de Madri, Porto e Chelsea foram campeões da Liga Europa – título que dá vaga na Liga dos Campeões da Europa.

Nesta quarta, o Liverpool saiu na frente com golaço de três dedos de Sturridge e dominou o primeiro tempo, tendo desperdiçado chances que fariam falta mais tarde. Porque no segundo tempo o Sevilla voltou avassalador para o jogo e marcou três gols em 25 minutos – um de Gameiro e dois de Coke. A partida ainda ficou marcada por um suposto pênalti não marcado em favor do Liverpool na etapa inicial.

Domínio espanhol se estende à Liga dos Campeões

Não é só na Liga Europa que os times espanhóis estão em alta. O país ibérico também consolidou nos últimos anos seu domínio na Liga dos Campeões da Europa, principal competição de clubes do mundo.

Com a final entre Atlético de Madri e Real Madri, que será disputada em Milão, no próximo dia 28, a Espanha garantiu o terceiro título seguido da "orelhuda". No ano passado, o Barcelona do trio MSN havia sido campeões, enquanto no ano anterior o Real Madrid conquistara "Lá Décima".

São, portanto, seis títulos espanhóis em três anos de Liga Europa e Liga dos Campeões.