Topo

Grêmio alinha novo departamento de futebol e mira técnico Renato Gaúcho

Renato Gaúcho é o mais cotado para assumir o Grêmio até fim do ano - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho é o mais cotado para assumir o Grêmio até fim do ano Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2016 22h34

Em conversas que duraram desde a quinta-feira, o Grêmio alinhou a formação de seu novo departamento de futebol e está praticamente convencido no novo nome para treinar o time. Adalberto Preis deve assumir como vice na pasta mais importante do clube, Paulo Bonamigo depende de um acerto para ser coordenador técnico e Renato Gaúcho é, hoje, o mais cotado para assumir o time. 

Renato era descartado pelos cartolas logo da saída de Roger. O treinador encerrou sua segunda passagem pelo clube, no fim de 2013, após uma longa negociação salarial na qual pediu valores acima do que o Grêmio podia pagar e não abriu mão disso durante a conversa. Mas em campo sempre teve bons resultados no clube, tanto que foi vice-campeão brasileiro naquele ano. 

Mas com o andar das conversas, o nome do ex-atacante se tornou mais forte. Hoje é 'ficha um' na lista do presidente Romildo Bolzan Júnior, mas ainda não foi convidado oficialmente.

O Grêmio sabe, internamente, que Renato aceitaria retornar e o acordo não seria empecilho. Sem clube, o treinador ainda não foi procurado oficialmente. "Eu não procurei o Renato, posso garantir a vocês", disse o mandatário. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o mesmo repete o agente do treinador. 

No entanto, interlocutores já procuraram o comandante, que pode ser anunciado no início da próxima semana. Renato terá, porém, que se adaptar ao projeto do clube de lançamento de jovens e também assinar contrato por apenas três meses, como determinou o presidente Romildo Bolzan Júnior. 

Nenhum dos nomes é oficial até o momento. A direção do Grêmio guarda qualquer anúncio para o momento mais adequado. Mas elogios de parte a parte já evidenciam um princípio de trabalho. 

"Adalberto Preis é um nome muito respeitado no Grêmio e com uma passagem importante no futebol. Vice-presidente do clube, capaz e honrado. Qualquer participação dele seria absolutamente importante", contou o presidente Romildo Bolzan Júnior. "O Bonamigo está morando no Rio. Gosto muito do estilo dele. É um gaúcho criado em Ijuí com cultura toda própria de fazer futebol. O papel do coordenador está mais vinculado no perfil que estamos montando de uma pessoa do vestiário que pode ter sido jogador", completou.