Topo

Com filhos de Marcelinho Carioca no elenco, Corinthians USA sonha com MLS

Lucas e Matheus em treino do time dos EUA - Divulgação
Lucas e Matheus em treino do time dos EUA Imagem: Divulgação

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

24/01/2017 18h20

Um projeto audacioso, que contará com as participações dos filhos de Marcelinho Carioca. É dessa forma que o Corinthians USA, filial do clube paulista, iniciará a disputa da National Premier Soccer League, liga correspondente a uma divisão inferior à MLS, carro-chefe do futebol norte-americano.

A ideia do clube fundado em 2010 como um braço do Corinthians nos Estados Unidos é chegar à MLS até a temporada 2019. "Estamos trabalhando para isso. Montando uma estrutura para não perder para ninguém", explicou Jailton Lopes, diretor internacional do clube.

Foi por meio dele que os filhos de Marcelinho, Lucas, meia-atacante de 22 anos, e Matheus, lateral esquerdo de 19 anos, passaram a integrar o elenco. Jailton é agente dos dois jogadores e também sócio do Corinthians USA. "Houve sondagens de outros clubes, mas acertamos a transferência para cá", disse Jailton.

Os contratos de ambos vão até dezembro deste ano. Lucas, que já esteve no Santos, e Matheus, que já treinou no Corinthians sub-17, se apresentaram ao clube no último dia 9. A filial corintiana nos Estados Unidos realiza a pré-temporada na cidade paulista de Mogi das Cruzes.

O primeiro jogo oficial da equipe com sede no estado da Califórnia, segundo Jailton, será disputado em março. Em agosto, o Corinthians USA terá um nova desafio: a US Open Cup, com mais de 90 times na disputa pelo título - incluindo os participantes da MLS.

Rompimento

O Corinthians USA deixou de ter uma ligação formal com o Corinthians no fim de 2013. "O Corinthians USA foi registrado nos Estados Unidos e funciona independentemente, mas com bom relacionamento com o Corinthians", afirmou.

Como mostrou o UOL Esporte em agosto de 2015, na fase independente, o uniforme deixou de ser da Nike e a bandeira do distintivo deixou de ser a paulista e passou a ser a americana.
O Corinthians USA é treinado atualmente por Pedro Lamounier, filho de Haroldo Lamounier, preparador de goleiros do São Paulo. O time norte-americano deixa o Brasil no dia 26 de fevereiro para o início da National Premier Soccer League.