Topo

CRB e CSA descumprem punições, e STJD anuncia suspensão do Alagoano

Torcedor é espancado em campo após final do Alagoano - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/02/2017 18h44

O STJD anunciou a suspensão do Campeonato Alagoano. A decisão aconteceu após um pedido da Procuradoria do Tribunal, por causa do descumprimento da punição a CRB e CSA. Os dois clubes foram punidos por causa de uma briga generalizada na final da última edição do torneio estadual.

Por causa da confusão, os dois clubes perderam quatro mandos de campo cada e deveriam pagar uma multa de R$ 5 mil (cada). Apesar disso, CRB e CSA estavam jogando normalmente em seus domínios, devido a uma decisão do juiz Pedro Jorge Melo, da 13ª Vara Cível da Capital.

“É incontroverso que os clubes CRB e CSA descumpriram decisão da Justiça Desportiva, bem como que a Federação Alagoana de Futebol, não impediu o ato dos seus clubes filiados”, afirmou Ronaldo Piacente, presidente do STJD, no despacho da atual decisão.

“O ato prejudica o campeonato e traz insegurança jurídica aos demais clubes, afrontando os princípios básicos do fair play (espírito esportivo) e pro competitione (estabilidade das competições)”, completou.

No mesmo pedido, a Procuradoria requer que CRB e CSA sejam impedidos de participar de competições nacionais organizadas pela CBF, caso continuem descumprindo a punição.

Relembre a confusão

Na ocasião, dois torcedores foram espancados violentamente por rivais, na final do Campeonato Alagoano. O palco da briga foi estádio Rei Pelé, em Maceió, que viu cenas de violência brutal quando dezenas de torcedores do CSA agrediram um rival caído no chão com chutes na cabeça e em todo corpo durante segundos.

A invasão começou com torcedores do CRB, que entraram no gramado logo após Neto Baiano, aos 45 min do segundo tempo, fazer o gol que selou a conquista do time com vitória por 1 a 0. Os torcedores do CRB desceram das arquibancadas para festejar o gol com a partida ainda em andamento. Um desses torcedores chegou a empurrar um jogador do CSA.

Quase ao mesmo tempo da festa do CRB, a torcida do CSA também invadiu o gramado pelo seu lado da arquibancada e cercou alguns torcedores do CRB. Foi então que o massacre começou.

Dois do CRB foram surrados, atacados com paus e pedras e ficaram desacordados.