Topo

Fla defende tabu de 15 anos e aposta em reservas por vaga na Primeira Liga

Orlando Berrío está confirmado no time do Flamengo que enfrenta o América-MG  - Gilvan de Souza/ Flamengo
Orlando Berrío está confirmado no time do Flamengo que enfrenta o América-MG Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/02/2017 04h00

Classificação e Jogos

Com 100% de aproveitamento na temporada, o Flamengo tem mais uma missão para cumprir na noite desta quinta-feira (16). Às 21h30 (de Brasília), os cariocas enfrentam o América-MG, no estádio Bezerrão, em Brasília. O Rubro-negro terá uma equipe formada quase que inteiramente por reservas e busca a vaga nas quartas de final da Primeira Liga.

Ao seu lado para alcançar o objetivo, o Flamengo conta com um tabu de quase 15 anos e meio sem derrotas para o América-MG. O último revés foi em 18 de outubro de 2000 - 2 a 1. Desde 9 de setembro de 2001, o Rubro-negro sustenta seis vitórias e um empate contra os mineiros.

Se mantiver o bom retrospecto e vencer em Brasília, o time de Zé Ricardo estará classificado com uma das vagas do Grupo B para as quartas de final da Primeira Liga.

Passar de fase antecipadamente é importante para o planejamento, já que o Flamengo estreia em 8 de março na Copa Libertadores - contra os argentinos do San Lorenzo - e quer o elenco inteiro para a principal competição da temporada.

Até por isso, já como parte do planejamento, apenas dois titulares - o goleiro Alex Muralha e o meia Everton - viajaram para Brasília. O restante do time será inteiramente reserva. O atacante colombiano Berrío iniciará uma partida pela primeira vez no novo clube, enquanto o lateral esquerdo Renê fará a sua estreia. Apesar das alterações, existe a confiança no Ninho do Urubu de que os jogadores escolhidos possuem condições de trazer um bom resultado na bagagem de volta.

“Somos sempre monitorados em relação aos treinamentos e jogos. Quando o desgaste é um pouco acima eles buscam dar uma recuperada. O Flamengo disputa tudo sempre para ganhar, independentemente de quem entra em campo. O nosso elenco é bem qualificado, há vários jogadores de seleção. Quem o Zé Ricardo colocar para jogar, com certeza dará conta do recado”, comentou o volante Romulo, que não viajou, assim como Guerrero, Willian Arão Diego, Mancuello, Réver, Rafael Vaz e outros.

“Não é um ganho a curto prazo. É uma coisa longa mesmo. Isso tudo evita o desgaste antes das sequências mais complicadas. É bom para os jogadores que ficaram”, completou Romulo.

FLAMENGO X AMÉRICA-MG

Data/hora: 16/02/2017, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Bezerrão, Gama (DF)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Luciano Roggenbaum (PR) e Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR)

Flamengo
Alex Muralha; Rodinei, Donatti, Juan e Renê; Márcio Araújo, Cuéllar e Gabriel (Adryan); Berrío, Everton e Leandro Damião
Técnico: Zé Ricardo

América-MG
João Ricardo; Auro, Messias, Renato Justi e Pará; Ernandes, Juninho, Gerson Magrão e Renan Oliveira; Felipe Amorim e Mike
Técnico: Enderson Moreira