Topo

Grêmio encaminha contratação e anima meia argentino: "Muito feliz"

Gastón Fernández defendeu o Portland Timbers nos EUA, e deve fechar com Grêmio - Scott Halleran/Getty Images
Gastón Fernández defendeu o Portland Timbers nos EUA, e deve fechar com Grêmio Imagem: Scott Halleran/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/02/2017 15h09

O Grêmio está muito perto de firmar a contratação do meia-atacante argentino Gastón 'La Gata' Fernández, de 33 anos. A proposta para fechar com o gringo está montada, trata-se da compra de 70% dos direitos dele por 500 mil dólares (R$ 1,5 milhão) e um vínculo de dois anos. Nas próximas 48 horas isso será oficializado já com a concordância do atleta e da Universidad do Chile, clube que ele defende atualmente. 

Fernández não goza de bom ambiente e quer deixar o futebol chileno. Recebeu cobranças depois de um clássico contra o Colo-Colo, a torcida voltou-se contra ele e o vaiou no último jogo, o empate em 0 a 0 com o Everton. E ele criou ao menos três oportunidades de gol. Ainda quase brigou com um companheiro após discussão por erro de passe. 
 
Pessoalmente, 'La Gata' também quer deixar o clube porque não vê em La U uma equipe pronta para conquistar títulos. Não há Libertadores no calendário do clube e na avaliação dele a equipe não terá forças para ganhar o chileno. 
 
Procurado por clubes brasileiros ao menos duas vezes em outras oportunidades - esteve perto de acerto com o Corinthians em 2014, indicado por Mano Menezes - o jogador está contente com a chance de finalmente atuar por aqui. 
 
Em contato com a reportagem do UOL Esporte, Fernández admitiu a chance de se transferir e se mostrou animado. 
 
"É uma possibilidade, sim. Estou muito feliz. Mas não posso falar muito sobre isso. Quando puder, farei", disse por troca de mensagens no celular. 
 
Enquanto isso, a direção gremista age em tom semelhante. Não descarta nem admite a investida sob alegação de 'não prejudicar as negociações'. 
 
A reportagem do UOL Esporte apurou que Fernández deve chegar ao Brasil até o fim desta semana para realizar exames médicos e ser anunciado pelo Tricolor. Antes disso, basta que o clube oficialize a proposta já definida. O salário do gringo não baterá entre os mais altos do clube, ficará próximo dos R$ 250 mil mensais. 
 

Quem é 'La Gata' 

 
Gastón Fernández se destacou muito pelo Estudiantes. Foi pelo time de La Plata que foi e vice-campeão da Sul-Americana de 2008 e campeão da Libertadores em 2009. Em seguida teve uma passagem pelo Tigres, do México e voltou com recepção de ídolo ao Estudiantes em 2011. Ficou por lá até 2014, quando se transferiu ao Portland Timbers, dos Estados Unidos. Foi quando por pouco não parou no Corinthians, mas havia dado sua palavras aos norte-americanos. 
 
Em 2015 novamente regressou ao Estudiantes e no ano passado se transferiu ao Universidad de Chile, clube ao qual emprestou seus direitos e possui vínculo até o meio do ano que vem. 
 
O empresário que representa o atleta no Brasil, Sérgio Baissi, aguarda o desfecho do caso e evita antecipar o acerto. Segundo ele, Fernández precisa chegar, realizar exames e assinar contrato para que a situação possa ser dada como definida.