Topo

Morte de torcedor faz MP pensar em torcida única para Ba-Vi

Próximos clássicos entre Bahia e Vitória podem contar com torcida única - Felipe Oliveira / EC Bahia
Próximos clássicos entre Bahia e Vitória podem contar com torcida única Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Do UOL, em Santos (SP)

11/04/2017 10h44

Uma entrevista coletiva na última sexta-feira (7), na Fonte Nova, anunciou a torcida mista como uma das novidades para os próximos Ba-Vi’s. Menos de uma semana depois, a história é outra. Por conta da morte de um torcedor do Bahia, ocorrida no último domingo (9), cerca de uma hora após o clássico, o Ministério Público já estuda torcida única para os próximos clássicos entre as duas equipes.

Em entrevista concedida à TV Bahia, o promotor Olímpio Campinho admitiu a possibilidade caso os clubes, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Polícia Militar não assegurem que cenas como a do último domingo possam voltar a acontecer.

“Se Bahia, Vitória, Federação, Polícia Militar, não disserem: “O que aconteceu no jogo, eu não posso garantir”. Então pronto. Se vocês não podem garantir, vamos trabalhar com uma outra ideia: torcida única”, indicou o promotor do Ministério Público da Bahia.

Bahia e Vitória ainda têm quatro encontros confirmados para 2017: dois pelas semifinais da Copa do Nordeste e dois pela Série A do Campeonato Brasileiro. Caso ambos passem pelas semifinais do Campeonato Baiano, eles voltam a se enfrentar também nas finais do Estadual.

Advogado especialista em direito desportivo e um dos autores do Estatuto do Torcedor, Carlos Eduardo Ambiel se coloca contra à torcida única e diz que devem ser encontrados meios para que as torcidas dos dois times possam voltar a frequentar os estádios.

“Como conceito, eu sou contrário à torcida única. Acho que não há um apreciador do futebol, torcedor ou pessoa que vivenciou jogos no estádio, que não quer a volta das duas torcidas nos jogos, a essência do futebol. Quem trabalha com segurança pública afirma que a existência de duas torcidas, geralmente a torcida reduzida, a visitante, gera mais dificuldade de controle, portanto, mais casos de violência. A gente espera que sejam encontrados meios, a partir do que a legislação prevê, de punir os indivíduos que praticam violência, e, assim, permitir que o cidadão comum, que vai ao estádio apreciar o espetáculo, possa acompanhar os jogos”, disse.

Acusado de morte de torcedor é preso

Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Salvador prenderam nesta segunda-feira (10) o estudante de direito Pietro Henrique Ferreira Caribé Pereira, de 25 anos, integrante da torcida organizada do Vitória, Os Imbatíveis. Ele é acusado de ser o autor da morte do torcedor Carlos Henrique Santos de Jesus, de 17 anos, ocorrida na noite do último domingo (9), uma hora após o fim do Ba-Vi.

Segundo a delegada Patrícia Brito, do DHPP, Pietro foi identificado por testemunhas, que o apontam como autor dos disparos contra os torcedores do Bahia. Pietro já possui passagens por furto de veículo e briga generalizada contra tricolores. Imagens do circuito interno do posto de gasolina onde ocorreu o crime já estão sendo analisadas no DHPP, onde testemunhas também estão sendo ouvidas.

O crime ocorreu por volta das 20h (de Brasília) - uma hora após o término do clássico -, em um posto de combustível localizado na avenida Vasco da Gama. Outro torcedor do clube, identificado como Isaias Souza Santos, também foi baleado (de raspão, no pescoço), mas passa bem.