Topo

Chineses recusam R$ 100 milhões do Barça por Paulinho, que ainda tenta sair

Pedro Martins/ MoWa Press
Imagem: Pedro Martins/ MoWa Press

Dassler Marques e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

11/07/2017 22h26

Em semana decisiva na tentativa para contratar o volante Paulinho, o Barcelona teve mais uma oferta recusada nesta terça-feira. O Guangzhou Evergrande-CHN negou proposta de 27 milhões de euros (R$ 100 mihões) apresentada pela equipe catalã, o que coloca um balde de água fria nas pretensões do jogador brasileiro. 

Nos últimos dias, Paulinho manifestou de forma pública que gostaria de ser liberado pelo clube chinês para jogar no Barcelona. O jogador passou a ser a grande aposta dos dirigentes barcelonistas para que a transferência possa ocorrer, mas o cenário tem se apresentado cada vez mais difícil. A resposta do Guangzhou é enfática: "ele não está à venda", disseram os dirigentes chineses aos espanhóis. 

Paulinho, 28 anos, mantém conversas frequentes com Luiz Felipe Scolari, responsável por sua indicação aos chineses há dois anos. O volante brasileiro é um dos jogadores mais importantes do Guangzhou, mas nem mesmo Felipão tem se mostrado aberto a facilitar a saída, segundo pessoas próximas. A única saída seria o pagamento da multa de 40 milhões de euros, o que parece distante dos valores mostrados pelo Barça. 

A mudança recente no regulamento de transferências na China é um dos itens que dificulta a negociação. Segundo as novas regras, para cada dólar investimento em contratações a partir de 6 milhões de dólares, o mesmo valor deve ser investido em um fundo para desenvolvimento do futebol gerido pelo governo federal. Assim, o Guangzhou teria dificuldades em adquirir um substituto para o volante. 

Além disso, a janela para inscrição de jogadores na China se encerra nesta semana, o que demandaria uma resposta rápida para o Guangzhou repor a eventual perda de um de seus jogadores mais importantes, ao lado de Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro, e Alan, ex-Fluminense. O time dirigido por Felipão lidera o campeonato nacional. 

Sem sucesso com Verratti e Dani Ceballos, o Barcelona volta os olhares para o volante brasileiro, destaque da seleção de Tite e que se tornou objetivo primordial nos últimos dias. Paulinho, aliás, já conversou até com Neymar de olho na chance de se mudar à Espanha.