Ajax diz que jogador ficará com danos cerebrais permanentes após mal súbito

Do UOL, em São Paulo

Nesta quinta-feira (13), o Ajax informou que Abdelhak Nouri ficará com danos permanentes "sérios e permanente" após mal súbito. O meia do clube holandês passou mal durante amistoso contra o Werder Bremen disputado nesse sábado (8), na Áustria.

"O Ajax está profundamente atormentado com a notícia de que Appie Nouri foi diagnosticado com dano cerebral grave e permanente. Nos pensamentos e orações estão com ele e com seus entes queridos neste período difícil", informou o clube, por meio de sua conta oficial no Twitter.

Na ocasião, o holandês, que tem ascendência marroquina, caiu no gramado com aparente dificuldade para respirar. Uma ambulância entrou para atende-lo, e o jogador foi transferido para um hospital de helicóptero.

Na segunda-feira (10), o Ajax informou que o coração de Nouri não foi danificado pelo mal súbito. O clube cancelou o treino previsto para a data, que seria o primeiro aberto ao público nesta pré-temporada.

Depois, na quinta-feira (12), o Ajax informou que Nouri não corria risco de morte e que seria retirado do coma induzido de maneira gradual para que sua situação fosse melhor avaliada pelos médicos.

Diretor-executivo do Ajax, Edwin van der Sar lamentou o ocorrido.

"Essa é a pior mensagem possível. Sentimos muito por seus pais, irmãos e outros parentes. O golpe também é difícil para o Ajax, apesar de que sabíamos que tínhamos que considerar este cenário. Foram dias incertos. Muitas pessoas simpatizaram com sua situação de diferentes maneiras e nós agradecemos muito. Abdelhak é um talento enorme, mas infelizmente nunca saberemos o que ele podia alcançar se isso não tivesse acontecido", declarou.

Astros do futebol holandês se solidarizaram com a situação. Ruud van Nistelrooy e Robin van Persie lamentaram o ocorrido em suas contas pessoais no Twitter.

"Que notícia terrível. Meus pensamentos e orações estão com Abdelhak Nouri, sua família, seus amigos e o Ajax", escreveu o ex-centroavante.

"Notícias devastadoras sobre Abdelhak Nouri. Desejo a ele e a sua família toda a força do mundo", postou o atacante do Fenerbahce.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos