Topo

Mattos diz que situação de Melo é irreversível: "Se perdeu no caminho"

Felipe Melo detona Cuca em áudio vazado e revela ofertas de outros times

UOL Esporte

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

01/08/2017 12h07

Cinco dias após a divulgação do afastamento de Felipe Melo do Palmeiras, o diretor de futebol, Alexandre Mattos, concedeu entrevista coletiva. O dirigente confirmou que o volante não veste mais a camisa alviverde e explicou como será o procedimento daqui para frente.

Mattos ainda explicou que foi percebendo Felipe Melo se perdeu aos poucos no caminho e disse que não facilitará a negociação da saída do atleta. Felipe Melo foi afastado na noite da última sexta-feira (28) após um desentendimento com Cuca no jogo contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, no Mineirão, como havia revelado o blog do PVC.

No sábado, ele não esteve na relação dos jogadores contra o Avaí e já sabia que não atuaria mais com o Palmeiras. O técnico concedeu entrevista após a vitória por 2 a 0 em cima do Avaí e explicou a situação do atleta usando mais conceitos táticos e técnicos, para evitar exposição e a desvalorização do jogador.

Tudo se encaminhava para uma resolução interna, até que um áudio vazou na última segunda-feira, com o atleta detonando o técnico. Foi aí que Mattos convocou uma coletiva para responder as principais questões da negociação.

O dirigente ainda explicou que não facilitará a saída do atleta para nenhum outro clube e que negociará da maneira que for melhor para o Palmeiras. Vale destacar que o atleta ainda tem R$ 7 milhões em luvas para receber até 2019. 

Felipe ainda tem chance de jogar no Palmeiras?

Temos o Felipe Melo como um grande profissional, ele tem espírito de luta como todos os atletas que aqui estão. Mas acima de qualquer atleta, precisamos ter a ordem, precisamos manter a ordem e o respeito. Após o jogo do Mineirão ele fez uma situação de desrespeito ao Cuca muito forte. Eu até ia ficar em Belo Horizonte até sábado porque tinha a missa de sétimo dia do meu pai, mas resolvi voltar. Conversei com o Cuca quinta à noite, disse do meu descontentamento, dizer a ele algumas coisas já tinham acontecido, já teria uma multa aplicada no episódio do preparador. Não estava contente. Vi que aquilo tinha passado do ponto e comuniquei o Felipe que ele precisaria seguir um novo caminho.

Como foi a conversa com Felipe?

Na sexta eu não poderia dizer que ele ia ser multado e encontrar um novo caminho. Essa foi uma decisão da direção executiva de futebol. E tudo passando pelo presidente. Tentamos administrar ela de maneira branda e tranquila para todos. Ontem teve o áudio vazado, que ele disse que não estava dentro da sua normalidade, mas que a gente entende que é desrespeitoso, porque todos conhecem o Cuca. Não tem essa de covarde, de mau caráter. A gente não pode aceitar uma situação dessa. Na sexta de manhã fui na casa dele, comuniquei que ele tomou um ato que não dava mais. Só está sendo exposto agora por causa do áudio.

O Palmeiras vai facilitar a saída dele?

É um ativo do Palmeiras, que vale dinheiro. Se algum clube quiser realmente o Felipe que procure o Palmeiras, porque ninguém procurou. Não vai ser facinho, vai ser de acordo com o que vai ser bom para nós. Aqui a gente tem ordem, pregamos o respeito. Eu conversei com ele, não tenho menor arrependimento de ter trazido ele, respeitamos bastante ele, não é por acaso que jogou Copa do Mundo, jogou em clubes da Europa. Poucos conseguem ficar mais de uma década. Ele se desculpou com o treinador. Pediu desculpa ao presidente. Precisa seguir um rumo diferente. Com o Palmeiras, com ele, com os representantes e o novo clube. Vai treinar no horário que a gente determinar.

Qual a multa do contrato?

Não vamos falar em multa, em números, em alguma coisa neste sentido. São coisas internas. Se vai ser emprestado, vendido ou qualquer outra coisa... Vocês vão ficar sabendo depois pelos meninos (assessoria de imprensa). 

Nota da redação: Felipe Melo tem mais R$ 7 milhões para receber só em luvas até o fim do contrato, em 2019.

Não era previsível que Felipe daria problema?

Foi o que tentamos fazer. A gente não vai passar absolutamente todo dia que o jogador X teve problema. Diariamente você fica tentando as coisas. Para chegar neste nível, pode ter certeza é porque realmente chegou em um nível que não dá mais para continuar. O Felipe foi uma grande contratação e que infelizmente foi se perdendo no caminho por algumas situações. Ele tem espírito de luta, tem nosso respeito, conquistou carinho rápido aqui dentro. Tentamos colocar a rédea, conversar e a rédea saiu mais uma vez e estamos sendo preventivos. Se não tomar atitude agora, pode acontecer coisa pior. Pelo áudio, pela fala, por tudo o que aconteceu é o momento.

Felipe vai treinar com o grupo enquanto não acha um rumo?

Ele vai treinar separado. Hoje mesmo já vai separar, pelo menos neste início. Não fomos procurados por ninguém, não sei se o Felipe foi. Ele disse que teve sondagens. Ele pode ter certeza e vocês também que ele vai ser respeitado e ter o nosso carinho. Por isso que estou publicamente dizendo. Não levem a sério o áudio que ele próprio disse que estava fora de si.