Topo

Polícia prende 49 torcedores após clássico Botafogo x Flamengo

fla - Vinicius Castro / UOL Esporte - Vinicius Castro / UOL Esporte
Imagem: Vinicius Castro / UOL Esporte

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 09h28

A Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu na madrugada desta quinta-feira 49 torcedores após confusão na estação de trem na região de Madureira. De acordo com a PM, os detidos são torcedores de Botafogo e Flamengo. As duas equipes empataram sem gols em clássico disputado no Engenhão, quarta, pela Copa do Brasil.

Todos os detidos foram encaminhados para a Cidade de Polícia, na Zona Norte. Pela manhã, estão sendo efetuados os boletins de ocorrências dos envolvidos.

Pedaços de pau foram apreendidos pela polícia militar do RJ em confusão envolvendo botafoguenses e flamenguistas - PM/RJ oficial - PM/RJ oficial
Pedaços de pau foram apreendidos pela polícia militar do RJ em confusão envolvendo botafoguenses e flamenguistas
Imagem: PM/RJ oficial
Uma série de confusão ocorreu antes, durante e depois da partida.

Rubro-negros sofreram ao entrar no Nilton Santos (Engenhão) e alvinegros entraram em confronto com a polícia na volta para casa. Isso sem contar o botafoguense que foi detido por injúria racial no fim do duelo.

O primeiro entrevero ocorreu antes de a bola rolar. Na chegada ao estádio, o ônibus com a delegação do Flamengo foi atingido com uma pedra, que amassou o veículo.

Próximo ao horário do início do jogo, torcedores do Flamengo se aglomeraram na entrada do Engenhão e provocaram uma grande confusão. A polícia identificou que alguns rubro-negros tentavam pular a roleta para acelerar o processo e fechou o portão. Tudo se acalmou e todos entraram no estádio quase no fim do primeiro tempo.

Durante o jogo, um torcedor do Botafogo causou um tumulto no setor Leste Inferior. Ele foi acusado de injúria racial a familiares do jovem atacante rubro-negro Vinícius Júnior e foi detido em flagrante pelos policiais militares, que o encaminharam ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) do local.

Após o apito final, foi a vez de uma organizada do Botafogo causar uma confusão generalizada. Eles entraram em um grande confronto com a Polícia Militar do lado de fora do estádio Nilton Santos. Bombas, tiros de bala de borracha e muita correria tomaram conta da saída do setor Norte, onde se situam as organizadas do clube da casa. Os torcedores respondiam aos ataques dos policiais tacando pedras e paus. 

De acordo com informações da PM, a confusão teve início enquanto a cavalaria se alinhava. Um cavalo fez um movimento brusco e torcedores passaram a atirar pedras e latas de cerveja. Os policiais, então reagiram. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) solicitará a proibição da organizada alvinegra "Fúria Jovem" dos estádios.

Polícia vê piora após liberação de bebidas nos estádios

Na próxima quarta-feira, os clubes voltarão a se enfrentar, desta vez, no Maracanã. O major Sílvio Luiz, do Gepe, explicou que não houve confronto entre torcidas rivais. Segundo ele, as confusões estão ligadas à venda de bebidas alcoólicas nos estádios, que foi retomada em 2015.

"O que me preocupa é o comportamento do torcedor. Observamos que desde 2015, quando foi liberada a venda de bebida alcoólica, a coisa piorou radicalmente. Não é uma questão do jogo Flamengo x Botafogo. O nível de enfrentamento do torcedor está atingindo coisas absurdas. Enfrentam a polícia, um torcedor rival. Isso é o que nos preocupa”, disse o comandante do Gepe.

“É questão comportamental. Não tivemos brigas entre torcidas hoje [quarta-feira], mas episódios de confusão pelo comportamento. Isso é o que nos preocupa atualmente para os próximos jogos", completou o major Sílvio Luiz.