Dupla da base do Flamengo deixou Brasil cedo e classificou Espanha à Copa

Do UOL, em São Paulo

  • arquivo pessoal

    Rodrigo Moreno (esq) e Thiago Alcântara (dir) têm muito em comum, começando pelo Fla

    Rodrigo Moreno (esq) e Thiago Alcântara (dir) têm muito em comum, começando pelo Fla

Talentos brasileiros exportados para a Península Ibérica: esse filme não é novo. Se a Espanha está na Copa de 2018, muito se deve a Rodrigo Moreno e Thiago Alcântara, que brilharam nesta sexta-feira (6), contra a Albânia, e confirmaram a classificação para o Mundial da Rússia. Os dois têm muito em comum: são brasileiros naturalizados espanhóis, deixaram o Brasil na infância para acompanhar os pais, têm apenas 26 anos e começaram suas jovens carreiras no mesmo lugar, o Flamengo.

O atacante Rodrigo Moreno defende o Valencia desde 2014, mas aos 18 já estava nas equipes de baixo do Real Madrid, como o Castilla. Deixou o Rubro-Negro carioca ainda em 2002, quando tinha apenas 12 anos de idade, e é filho do ex-lateral Adalberto, campeão do mundo sub-20 em 1983 com a seleção brasileira, junto a craques como Bebeto, Jorginho e Dunga.

A base do Flamengo foi a casa de Thiago Alcântara em duas passagens diferentes: na segunda delas, iniciada em 2001 – e encerrada em 2005, com a transferência para o Barcelona –, o meia começou sua trajetória ao lado de Rodrigo Moreno. A irmã do atacante, por sinal, estudava na mesma turma de Rafinha, irmão de Thiago. Juntos, atuaram nas seleções de base da Espanha e defenderam gigantes do continente, como Real Madrid, Barcelona, Benfica e Valencia.

Como se sabe, Thiago Alcântara nasceu na Itália e, embora tenha a nacionalidade brasileira, sempre esteve destinado a defender clubes europeus e a seleção da Espanha, ao contrário de seu pai, Mazinho, e do irmão, Rafinha, que optou por defender o Brasil e conquistou o ouro inédito nos Jogos do Rio 2016, além de já ter declarado ao UOL Esporte que sonha em jogar pelo Flamengo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos