Topo

Cuca deixa o Palmeiras e abre caminho para Mano Menezes

ALE FRATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: ALE FRATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Danilo Lavieri e Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

13/10/2017 13h51Atualizada em 04/07/2020 04h34

Cuca não é mais o técnico do Palmeiras. Cinco meses depois de voltar ao comando do clube, o treinador deixa a equipe depois de uma reunião nesta sexta (13). O time paulista divulgou uma nota explicando a saída "em comum acordo". Mano Menezes, atual técnico do Cruzeiro, é o nome mais forte para assumir o time.

Cuca abriu mão de receber a multa rescisória de seu contrato, que terminaria no final de 2018. O comunicado do Palmeiras explica que diretoria e treinador entraram em acordo para a saída. O treinador também fez um pronunciamento logo depois da saída agradecendo a todos e lamentando os resultados diferentes de sua primeira passagem, em 2016, quando foi campeão brasileiro.

"Nesse tempo que passei, nessa segunda vez eu tentei ao máximo ajudar o clube de todas as formas, me doando ao máximo, infelizmente o máximo não foi capaz de fazer o Palmeiras ter êxito na Copa BR e libertadores. Ficou assim. Apesar de estarmos classificados direto a uma Libertadores hoje, eu acho que o Palmeiras pode mais e tenho certeza que os jogadores vão classificar. O topo ainda é possível, se trata de um time bom. Agradeço o empenho comigo e em nenhum jogo podemos dizer que teve má vontade ou deixou de lutar. Meu agradecimento ao presidente, Alexandre (Mattos), jogadores. Infelizmente não fui bem como ano passado. Eu vim abortando projetos da minha vida para ajudar ao Palmeiras e todos, os torcedores que gosto muito. Ontem conversamos e entendemos que era melhor encerrar o ciclo. Meu agradecimento a todos e principalmente ao torcedor. Meu muito obrigado. Perdoem alguma coisa que pode ter nos fugido um dia ou outro. A gente se vê no futuro. Quem sabe um dia eu possa voltar e fazer um trabalho tão bom como ano passado e montar uma equipe como é o que eu gosto. Boa sorte ao Palmeiras e a todos. Obrigado", disse o treinador.

Logo depois da notícia, o diretor de futebol Alexandre Mattos fez um breve comentário sobre o treinador. "O Cuca seguiu. Foi ótimo, mas acabou o ciclo", declarou ao UOL Esporte.

O comunicado do Palmeiras: "Cuca não é mais treinador do Palmeiras. Ficou decidido, em comum acordo, pelo encerramento deste ciclo do profissional no Verdão. O auxiliar Alberto Valentim assumirá o comando técnico da equipe. No sábado (14), o presidente Maurício Galiotte concederá entrevista coletiva, também na Academia, às 11h30. A Sociedade Esportiva Palmeiras agradece ao técnico Cuca pelos serviços prestados e deseja sorte no prosseguimento da carreira", disse o Palmeiras.

O UOL Esporte apurou que o principal nome desejado pela diretoria para assumir a equipe é de Mano Menezes, que está no Cruzeiro. Mano está em boa fase na equipe mineira, no entanto, deixou o futuro em aberto nas últimas entrevistas que concedeu sobre o assunto. Ele tem contrato com o atual campeão da Copa do Brasil até dezembro de 2017.

Na tarde desta sexta, a assessoria do treinador publicou uma nota reafirmando que primeiro Mano Menezes conversará com o Cruzeiro sobre 2018. "O técnico Mano Menezes retomou hoje as suas atividades junto a equipe do Cruzeiro após a liberação médica. Ele se apresentou na Toca da Raposa e já comanda o time no treino deste sábado. Sobre a renovação com o Cruzeiro, o treinador reitera que primeiro vai se reunir com a diretoria celeste para ouvir o que eles pensam para a temporada de 2018".

A situação de Cuca no Palmeiras piorou após o empate contra o Bahia na última quinta (12), no Pacaembu, depois da equipe sair vencendo a partida por 2 a 0. Essa é a segunda mudança de treinador da equipe em 2017.

A segunda passagem de Cuca no Palmeiras em menos de um ano foi marcada por polêmicas e irregularidades dentro de campo. A maior delas foi um desentendimento com o jogador Felipe Melo, que chegou a ser afastado do clube e voltou recentemente.

Cuca reestreou no Palmeiras em maio deste ano, com vitória por 4 a 0 sobre o Vasco. Ao todo, comandou a equipe em 34 partidas no período, até a demissão nesta sexta (13). Foram 16 vitórias, seis empates e 11 derrotas.