Topo

Começou com Neymar e chegou à Eslováquia: #posedequebrada contagia boleiros

Ewerton e Mateus Oliveira, do Zlate Moravce, da Eslováquia - Jozef Bedej/Divulgação Zlate Moravce
Ewerton e Mateus Oliveira, do Zlate Moravce, da Eslováquia Imagem: Jozef Bedej/Divulgação Zlate Moravce

Brunno Carvalho e Karla Torralba

Do UOL, em São Paulo

03/11/2017 04h00

A #podedequebrada já dispensa explicações mais profundas. A agachada e o olhar sério viralizou e hoje em dia é moda dentro e fora do esporte. A febre estourou com dois dos principais nomes do Brasil no futebol mundial: Neymar e Gabriel Jesus, no jogo da seleção contra o Chile, nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Mas não é só em holofotes e super astros do futebol que o gesto se espalha.

Boleiros ao redor do planeta se identificam e repetem a pose nos gramados menos divulgados pela grande mídia. O gesto criado pelo humorista Thiago Ventura atravessou a “quebrada” do comediante, de Taboão da Serra (SP), e foi parar até na Ucrânia e na Eslováquia, por exemplo.

Mateus Oliveira, que atua no Zlaté Moravce, da Eslováquia, identificou-se com o gesto pelo que ele representa: a população dos bairros mais afastados dos grandes centros. Ele veio da “quebrada”, nasceu e cresceu no Jardim Telespark, zona norte de São José dos Campos (SP).

“Eu vi que a maioria dos jogadores estavam fazendo, e então eu combinei com meus parceiros de fazer. Eu cresci na ‘quebrada’ e nunca vou fugir dessa minha origem. É uma coisa que levo sempre comigo, minha humildade vem de lá, então achei legal a ideia de fazer a pose de quebrada”, contou o jogador ao UOL.

O próprio comediante sabe a importância da “quebrada” para os boleiros. “Os jogadores que fazem são brasileiros. O brasileiro vem de quebrada, de situação mais humilde e com esforço faz a vida mudar. Ele se sente representado. Isso não sou eu falando, as pessoas que falam. Eles falam que eu sou da quebrada como eles”, disse Thiago Ventura.

Iury Lirio e Silas Araújo, do Zorya, da Ucrânia - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Iury Lirio e Silas Araújo, do Zorya, da Ucrânia
Imagem: Reprodução/Instagram
Na Ucrânia, a pose foi feita pela dupla de amigos Silas Araújo e Iury Lirio, do Zorya, fãs de Thiago Ventura. “Eu vi que o Neymar e o Gabriel Jesus tinham comemorado dessa maneira pela seleção, e que era em referência ao Thiago Ventura. Eu acompanho os vídeos dele e durante semana comentei com os outros dois brasileiros do clube que iria comemorar dessa maneira se fizesse o gol”, disse Silas.

“O Silas é meu companheiro de quarto e é brasileiro também. Acabou que ele fez o gol e lembramos na hora da comemoração. A ideia da comemoração veio do Thiago Ventura, mas do Neymar também”, explicou Iury.

A mania depois de Neymar

Neymar e Jesus  - Mauro Horita/MoWa Press - Mauro Horita/MoWa Press
Esse gesto no jogo da seleção deixou a #posedequebrada ainda mais famosa
Imagem: Mauro Horita/MoWa Press

Thiago Ventura é fã de Neymar, mas o astro do PSG também é fã do comediante e assiste aos vídeos no canal no YouTube, assim como milhares de pessoas. “Neymar assiste ao stand up há um tempo. Ele gravou um vídeo no Stories vendo e aí choveu mensagem no celular, quando fui ver, era o Neymar. As pessoas começaram a tirar foto e quando vi já estava rolando. Eu mandei uma mensagem falando que ia fazer uma campanha, pra galera pedir pra ele fazer a pose e aí ele mesmo falou que ia fazer. Antes disso o Danilo da Ponte Preta fez, tem até música gravando”, explicou.

Pose - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
A pose nasceu nos palcos com Thiago Ventura
Imagem: Reprodução/Youtube

Mas Thiago ressalta que não virou “parça” de Neymar por isso. Eles são como “colegas”. “Os amigos do Neymar são o Gil, o Jota, o Cris, que são os amigos desde o começo. Eu sou um ‘coleguismo’, de curtir o trabalho. Cedo ou tarde eu vou trombar com ele. Eu sou fã dele. Ele é bastante meu fã, assiste a todos os vídeos, sabe de todos”.

O comediante não imaginava a repercussão, que saiu do mundo do futebol e passou para outros esportes. “O Gabriel Medina ganhou e fez em cima da prancha. O pessoal do UFC está falando que vai nocautear e fazer, galera falando que tem que ir pro Fifa. Eu estou indo na onda”.

Até um perfil exclusivo no Instagram a #posedequebrada ganhou. “Criei o perfil e já tem 75 mil curtidas. O que as pessoas precisam saber que a pose de quebrada aconteceu na minha vida. Eu não quero que eu vire a pose de quebrada. Eu sou o Thiago Ventura e por isso criei o perfil, pra colocar mais fotos lá”, ressaltou.