Topo

Ceni empolga torcida e mostra lado marqueteiro em chegada ao Fortaleza

Ceni com a torcida do Fortaleza - Marcel Rizzo/UOL Esporte - Marcel Rizzo/UOL Esporte
O técnico Rogério Ceni encontra torcedores do Fortaleza na área Premium do Castelão
Imagem: Marcel Rizzo/UOL Esporte

Marcel Rizzo

Colaboração para o UOL, em Fortaleza

15/11/2017 19h26

"Hoje vocês me fizeram sentir vivo novamente para o futebol."

A frase acima ilustra bem qual será uma das facetas de Rogério Ceni no Fortaleza. Mais do que o treinador escolhido para dar alegrias no ano do centenário do clube, ele chega também para ser o garoto-propaganda do Leão em 2018. Os primeiros sinais do lado marqueteiro do ex-goleiro já puderam ser vistos nesta quarta-feira, quando foi apresentado à imprensa e à torcida na Arena Castelão.

Para a entrevista coletiva, Ceni chegou sorridente e esbanjando simpatia. Elogiou a cidade de Fortaleza, a hospitalidade dos nordestinos e o tom de voz de dois radialistas que lhe fizeram perguntas durante a apresentação oficial.

É uma postura diferente da que ficou atrelada à imagem de Ceni como jogador do São Paulo e em sua primeira experiência como treinador. Ele sempre sofreu certa rejeição de público e imprensa pelo tom arrogante em entrevistas.

Em uma de suas respostas à imprensa, Rogério achou gancho até para fazer propaganda de um dos patrocinadores do clube. “Aqui tem o Guaraná Frevo. Novo patrocinador, presidente?”, perguntou o técnico a Marcelo Vaz, que o acompanhava na coletiva. Ceni pegou uma garrafa da bebida e exibiu para as câmeras.

O retorno comercial também tem impacto no acordo assinado entre Ceni e Fortaleza. Além do salário (de R$ 150 mil mensais, de acordo com o jornal “O Povo”), o técnico ficará com 50% do lucro com a venda de produtos atrelados à sua imagem, como revelou o UOL Esporte na última segunda-feira.

O primeiro contato com a torcida já foi uma ação da diretoria para capitalizar com a chegada do seu novo contratado. Enquanto sócios-torcedores entraram gratuitamente no Castelão, torcedores "comuns" pagaram R$ 30.

Todos tiveram acesso às arquibancadas e a uma área interna, chamada Premium, onde um grupo musical animava o ambiente. Ceni foi recepcionado por cerca de 3 mil pessoas, segundo estimativa do Fortaleza, que vibraram muito quando ele apareceu no gramado.

A euforia dos torcedores gerou até um momento engraçado, quando o grupo puxou o coro de “o melhor goleiro do Brasil” para o agora treinador. "Não é mole, não! Rogério Ceni agora é do Leão!" também foi entoado.

Angariar novos adeptos ao programa de sócio-torcedor é um dos objetivos do Fortaleza em curto prazo com a chegada de Rogério Ceni. Atualmente, são 12 mil inscritos. O objetivo é atingir 20 mil até o fim deste ano.

Para encerrar os primeiros compromissos pelo novo clube, o técnico encontrou dirigentes do Fortaleza, sócios antigos e empresários locais em um dos camarotes do Castelão – a imprensa não teve acesso a esse último.