De saída ou buscando vaga? Como ficam os excluídos do Palmeiras no Paulista

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

A lista de inscritos do Palmeiras para a primeira fase do Campeonato Paulista, divulgada na última segunda-feira (15), deixou seis jogadores do elenco principal de fora: Emerson Santos, Pedrão, Fabiano, Jean, Allione e Hyoran foram os atletas preteridos pelo treinador Roger Machado. Entre esses nomes, há quem já esteja de saída do clube e quem deve ficar para lutar por espaço.

O Palmeiras inscreveu 25 jogadores na chamada "lista A", que tem limite de 26 – a última vaga será do recém-contratado Gustavo Scarpa. Já na "lista B", que não tem limite, mas só aceita atletas de base, foram só dois: Daniel Fuzato e Artur. O time poderá completar as duas listas até 23 de fevereiro, e poderá fazer até quatro trocas em março, na segunda fase da competição.

Confira a situação de cada um dos seis excluídos do Paulistão:

Emerson Santos

Palmeiras/Divulgação

A exclusão do ex-zagueiro do Botafogo foi a grande surpresa da lista do Palmeiras. Acertado desde o meio do ano passado, ele acabou ficando de fora para Antônio Carlos, que jogou pouco em 2017, e Thiago Martins, que voltou de empréstimo do Bahia após se recuperar de grave lesão no joelho. A dupla, aliás, já chegou a treinar como titular com Roger. Mesmos sem jogar desde agosto, quando assinou pré-contrato com o Palmeiras e parou de ir a campo pelo Botafogo, Emerson não esperava a ausência na lista. Seguirá treinando com o grupo na esperança de ser inscrito na Libertadores.

Pedrão

Palmeiras/Divulgação

Com sete zagueiros no elenco profissional, a exclusão de Pedrão, recém-promovido do time sub-20, não foi exatamente surpreendente. O detalhe é que ele não pôde ser inscrito na lista de atletas da base, que não tem limite de vagas, porque ainda não tem 12 meses seguidos de registro no Palmeiras – chegou ao clube em fevereiro de 2017, emprestado pelo Água Santa. O time alviverde colocou só dois jogadores nessa lista: o goleiro Daniel Fuzato e o atacante Artur.

Fabiano

Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Autor do gol que sacramentou o título brasileiro de 2016, o lateral direito já teve pouco espaço no ano passado e viu a concorrência aumentar ainda mais com a contratação de Marcos Rocha, que chegou do Atlético-MG para ser titular. O clube pretende emprestar o jogador e aguarda propostas que agradem a todas as partes. Ele segue treinando normalmente com o elenco.

Jean

Ale Cabral/AGIF

O corte de Jean já era esperado, uma vez que ele realizou recentemente uma cirurgia no joelho e tem tempo estimado de dois meses de recuperação. O Palmeiras poderá realizar trocas na lista na segunda fase da competição, em março, quando o jogador terá chance de ser inscrito. Ele enfrenta concorrência forte tanto na lateral direita (Marcos Rocha e Mayke) quanto no meio-campo (Felipe Melo, Tchê Tchê, Moisés, Bruno Henrique e Thiago Santos).

Allione

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

A situação do argentino mudou bastante com a contratação de Gustavo Scarpa. Após boa temporada no Bahia, a volta de Allione ao Palmeiras foi referendada por Roger Machado, que queria contar com o jogador no início da temporada. Mas com a chegada de Scarpa, também um meia que pode atuar pelos lados ou pelo centro, o atleta perde muito espaço. O empresário Tomás Budelli declarou à imprensa argentina que quer tirar o jogador do Palmeiras, e que o Racing é o favorito para ficar com ele.

Hyoran

Cesar Greco/Fotoarena

Outro que teve poucas oportunidades em 2017, Hyoran tinha a expectativa de ganhar espaço no Palmeiras nesta temporada, especialmente após a saída de Raphael Veiga por empréstimo ao Atlético-PR. Mas a concorrência, pelo contrário, aumentou, graças às contratações de peso de Lucas Lima e Gustavo Scarpa. O Palmeiras já tinha tentado envolvê-lo anteriormente na troca por Scarpa, e ele ainda pode ser emprestado.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos