Topo

Grêmio e Barcelona avançam em negociação para que Arthur saia em julho

Arthur, volante do Grêmio, tem contrato com o clube gaúcho até 2021 - Divulgação/Grêmio
Arthur, volante do Grêmio, tem contrato com o clube gaúcho até 2021 Imagem: Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/01/2018 04h00

O representante do Barcelona no Brasil, empresário André Cury, segue no Rio Grande do Sul. Depois de encontrar-se com a direção do Grêmio em Xangri-lá, no litoral gaúcho, o agente terá nova reunião para ouvir a manifestação do clube sobre a proposta apresentada. E a negociação não será concluída rapidamente. 

"Não tem o que dizer. Foi um contato formal conosco e vamos manter a conversa", disse o executivo gremista, André Zanotta, antes do confronto com o São José-RS pelo Gauchão, domingo. "As condições de negócio são discutidas, mas temos as nossas condições. Não quero dar mais detalhes, é uma conversa que começou agora e ainda vai se arrastar. Não tem urgência, não precisa encerrar até 31 de janeiro (data do fechamento da janela de transferências internacionais). A transferência do Arthur não vai ocorrer até 31 de janeiro, se ocorrer. Se isso avançar para uma transferência, não vai ser nos próximos dias, vai se arrastar mais umas semanas", completou. 

Conforme apurou o UOL Esporte, o Barça apresentou proposta ao Grêmio no encontro realizado no sábado e o presidente Romildo Bolzan Júnior será o responsável por analisar os detalhes. Arthur já deu uma sinalização positiva ao clube espanhol em encontro no ano passado.

O Tricolor, no entanto, não abre mão da manutenção dele até a próxima janela de transferências, no meio do ano. E o Barcelona não teria mesmo como receber Arthur agora. Com excesso de jogadores extracomunitários a partir das chegadas de Mina e Coutinho, se firmar posição de ter Arthur imediatamente o clube deve emprestá-lo a outra equipe. Tudo indica que o meio-campista de 21 anos vai permanecer no Brasil durante pelo menos mais alguns meses.

"O Arthur gosta muito do Grêmio, está muito satisfeito, teve uma evolução meteórica no ano passado. No primeiro semestre, depois no fim do ano, seleção, enfim... Ele tem uma cabeça brilhante e o interesse dos clubes europeus nele também passa por isso. Tem caráter, uma inteligência acima do normal. Ele está tranquilo e se for para acontecer o melhor para ele e o Grêmio, é a preocupação de todos", explicou Zanotta. 

Só que a ideia do espanhóis é garantir a contratação, já que Arthur movimenta uma corrida no mercado internacional. Ao menos seis clubes já manifestaram-se, oficialmente ou não, com desejo contar com ele. E todas potências como Inter de Milão, Real Madrid e Chelsea.

Um novo encontro entre Grêmio e Barcelona deve ocorrer nesta segunda-feira. A ideia é alinhar a proposta com os desejos de todos. O Tricolor pretendia receber 30 milhões de euros (R$ 117,5 milhões) pelos 60% dos direitos do atleta que detém. No entanto, a oferta vinda do Barça é próxima a este valor pela totalidade, incluindo as frações de empresários e investidores.

O acordo não deve ser fechado nesta segunda, mas até o fim da semana o tom de conversa se tornará mais decisivo. A tendência, conforme apurou a reportagem, é de conclusão positiva com o jogador sendo vendido e permanecendo até julho no clube. 

Arthur se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo. No domingo, foi liberado pelo departamento médico para cuidados da preparação física do Grêmio.