Topo

Na berlinda no SP, Dorival tem reencontro com suas origens neste domingo

Dorival Júnior durante treino do São Paulo - Érico Leonan/saopaulofc.net
Dorival Júnior durante treino do São Paulo Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

25/02/2018 04h00

Dorival Júnior está no centro da crise do São Paulo. Apesar de o time estar na liderança do Grupo B do Campeonato Paulista, o treinador é bastante criticado pela performance irregular da equipe e corre o risco de perder o seu emprego, dependendo dos próximos resultados. No meio deste turbilhão, o treinador vai viver um reencontro com as suas origens no jogo deste domingo (25), contra a Ferroviária, às 17h, no Morumbi.

Nascido em Araraquara, ele tem uma relação estreita com o adversário deste fim de semana. Dorival é sobrinho de Dudu, ex-jogador que fez história no Palmeiras, mas também nasceu em Araraquara e começou a carreira na Ferroviária. Justamente quando o tio trabalhava no clube do interior como treinador, Dorival começou a a se destacar nas categorias de base da equipe. Mais tarde foi profissionalizado e ficou no time entre 1982 e 83. Como treinador, ele dirigiu a Ferroviária em 2002.

Quando encontra uma brecha em sua atribulada agenda, o treinador também viaja para Araraquara para rever os amigos dos tempos em que jogava pela Ferroviária.

"Jogamos juntos o Brasileiro, Taça Ouro, em 83. Ele é nascido aqui e depois joguei com ele no Avaí, em 86, quando ele me indicou. Nós somos praticamente irmãos. A gente era recém-casado em Florianópolis e as famílias sempre conviviam juntas", disse Douglas Onça, que foi meia da Ferroviária e do Avaí junto com Dorival.

Dorival e Douglas Onça - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Dorival e Douglas Onça
Imagem: Arquivo pessoal
Apesar do carinho que o treinador são-paulino tem pela equipe de Araraquara, os amigos mais próximos não têm duvida do profissionalismo do técnico na hora de montar o seu time para o jogo deste fim de semana.

Dorival - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Em 83, Dorival, o segundo em pé da esquerda para a direita, e Douglas Onça, o segundo da esquerda para a direita agachado
Imagem: Arquivo pessoal
"Ele é uma pessoa inteligente. Não só dentro de campo, ele está bem preparado para enfrentar qualquer situação. Ele ama a Ferroviária, mas como profissional, ele sabe superar as coisas", afirmou Douglas Onça, que até por conta desse carinho pelo treinador do São Paulo, vai virar a casaca e apoiar o Tricolor neste domingo.

"Nós somos Dorival Júnior Futebol Clube. Torcemos para os amigos que passaram por aqui e são treinadores. A torcida está brava, mas acho que a Ferroviária consegue se recuperar nos últimos jogos do Paulista. Então, vou ser traidor da pátria e torcer para o Dorival", brincou Douglas Onça.

Crise e protesto

Depois da derrota por 2 a 1 para o Ituano na última quarta-feira, Dorival viu a sua situação no São Paulo ficar ainda mais complicada. A organizada Independente chegou a fazer um protesto na porta do CT da Barra Funda no retorno da delegação para a capital. Neste domingo, está previsto mais uma manifestação na porta do Morumbi.

A diretoria também não está satisfeita com o desempenho do time e chegou a ter uma reunião com o treinador na quinta-feira. Desta forma, mais um resultado negativo pode custar o emprego do treinador.

"Se o São Paulo soubesse o valor que ele tem, jamais o dispensaria. Converso com ele nos momentos difíceis também. Antes do jogo com o Ituano disse para ele ter calma que iria ganhar o jogo e virar a fase, mas errei. Ele falou que está difícil, mas iria acertar o time, e que tem fé de que vamos chegar longe. Se ele tiver tempo, vão gostar do trabalho dele e ter muitas alegrias", disse Douglas Onça.

Ficha técnica

São Paulo x Ferroviária

Campeonato Paulista, 9ª rodada

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo e Vitor Carmona Metestaine

São Paulo: Sidão; Militão, Rodrigo Caio, Bruno Alves (Arboleda) e Edimar; Petros, Hudson, Nenê (Valdívia ou Shaylon) e Cueva; Marcos Guilherme e Diego Souza (Tréllez). Técnico: Dorival Júnior.

Ferroviária: Tadeu; Diogo Mateus, Patrick, Luan e Velicka; Bruno Silva, Moacir, Elvis e Welinton Júnior; Hygor e Léo Castro. Técnico: PC. Oliveira