Topo

Focado na Copa, convocado de Tite vê City esfriar interesse em contratá-lo

AFP PHOTO / Stanislas VEDMID
Imagem: AFP PHOTO / Stanislas VEDMID

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

14/03/2018 04h00

O Manchester City tirou o pé do acelerador e freou nas últimas semanas o desejo de contratar Fred, meio-campista do Shakhtar Donetsk-UCR convocado por Tite para os últimos amistosos do Brasil antes da lista definitiva para a Copa do Mundo – a seleção enfrenta a Rússia em 23 de março e a Alemanha quatro dias depois.

O jogador de 25 anos não foi totalmente descartado dos planos de Josep Guardiola, mas o interesse esfriou em relação ao entusiasmo existente pelo mineiro de Belo Horizonte na janela de transferências em janeiro. O clube ucraniano fez jogo duro com o City por então ter esperanças de ir longe na Liga dos Campeões. No entanto, a Roma eliminou o Shakhtar na noite da última terça-feira, na Itália. Os ingleses, por sua vez, estão garantidos nas quartas.

Antes da queda na capital italiana, o diretor-geral da agremiação ucraniana, Sergei Palkin, confirmou que Fred não seguirá no clube na próxima temporada. O dirigente apontou Manchester como provável destino e mencionou a possibilidade de transferência para o United, além do time treinado por Guardiola.

Pep busca uma reposição para a vaga do ídolo Yaya Touré, veterano de 34 anos, reserva e pouquíssimo utilizado na campanha atual. Fernandinho, 32, é o xodó do catalão e dono absoluto da cabeça de área, enquanto o alemão Ilkay Gündogan é o substituto imediato.

Admirador do futebol inglês, Fred se anima com a possibilidade de atuar na Premier League. O seu novo empresário, o ex-jogador Gilberto Silva, conhece bem o mercado da Inglaterra, onde é muito admirado pela passagem de sucesso pelo Arsenal – sobretudo pelo título invicto da liga em 2004. O camisa 8 do penta obviamente se anima com o destaque do seu agenciado no futebol europeu, mas enfatiza que antes de deixar a Ucrânia o planejamento passa pela Rússia.

“O foco é na Copa do Mundo, o Fred confia que pode estar lá, e por isso conversamos para ele seguir concentrado no que ele precisa fazer dentro de campo, que tem sido um belo trabalho dele e do clube”, declarou Gilberto ao UOL Esporte. “Não tem nada encaminhado com o City. Quem dera se nós tivéssemos quase decidido ou até mesmo acertado de maneira antecipada. Falarei abertamente quando houver uma definição”.