Focado na Copa, convocado de Tite vê City esfriar interesse em contratá-lo

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

  • AFP PHOTO / Stanislas VEDMID

O Manchester City tirou o pé do acelerador e freou nas últimas semanas o desejo de contratar Fred, meio-campista do Shakhtar Donetsk-UCR convocado por Tite para os últimos amistosos do Brasil antes da lista definitiva para a Copa do Mundo – a seleção enfrenta a Rússia em 23 de março e a Alemanha quatro dias depois.

O jogador de 25 anos não foi totalmente descartado dos planos de Josep Guardiola, mas o interesse esfriou em relação ao entusiasmo existente pelo mineiro de Belo Horizonte na janela de transferências em janeiro. O clube ucraniano fez jogo duro com o City por então ter esperanças de ir longe na Liga dos Campeões. No entanto, a Roma eliminou o Shakhtar na noite da última terça-feira, na Itália. Os ingleses, por sua vez, estão garantidos nas quartas.

Antes da queda na capital italiana, o diretor-geral da agremiação ucraniana, Sergei Palkin, confirmou que Fred não seguirá no clube na próxima temporada. O dirigente apontou Manchester como provável destino e mencionou a possibilidade de transferência para o United, além do time treinado por Guardiola.

Pep busca uma reposição para a vaga do ídolo Yaya Touré, veterano de 34 anos, reserva e pouquíssimo utilizado na campanha atual. Fernandinho, 32, é o xodó do catalão e dono absoluto da cabeça de área, enquanto o alemão Ilkay Gündogan é o substituto imediato.

Admirador do futebol inglês, Fred se anima com a possibilidade de atuar na Premier League. O seu novo empresário, o ex-jogador Gilberto Silva, conhece bem o mercado da Inglaterra, onde é muito admirado pela passagem de sucesso pelo Arsenal – sobretudo pelo título invicto da liga em 2004. O camisa 8 do penta obviamente se anima com o destaque do seu agenciado no futebol europeu, mas enfatiza que antes de deixar a Ucrânia o planejamento passa pela Rússia.

"O foco é na Copa do Mundo, o Fred confia que pode estar lá, e por isso conversamos para ele seguir concentrado no que ele precisa fazer dentro de campo, que tem sido um belo trabalho dele e do clube", declarou Gilberto ao UOL Esporte. "Não tem nada encaminhado com o City. Quem dera se nós tivéssemos quase decidido ou até mesmo acertado de maneira antecipada. Falarei abertamente quando houver uma definição".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos