Palmeiras se prepara para ritmo frenético até a Copa e pode elevar rodízio

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

    Time de Roger Machado fará seis jogos em 19 dias até a parada da Copa

    Time de Roger Machado fará seis jogos em 19 dias até a parada da Copa

Classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras agora se prepara para uma maratona de seis jogos em apenas 19 dias no Campeonato Brasileiro, até a parada para a disputa da Copa do Mundo. O ritmo frenético de partidas, praticamente uma a cada três dias, faz com que a equipe tome cuidados extras na preparação dos atletas e pode até fazer o técnico Roger Machado adotar um rodízio de titulares mais intenso, o que não vem sendo sua característica até aqui.

Para minimizar os efeitos desses jogos seguidos no elenco, o Palmeiras tem avaliado diariamente os atletas em relação à carga acumulada e ao desgaste físico. O foco é sempre em acelerar o processo de recuperação após as partidas, muitas vezes controlando a intensidade da carga de treinos para alguns jogadores.

A comissão técnica de Roger ouve e utiliza bastante os dados do departamento de fisiologia do clube. Internamente, essa cooperação é vista como o principal motivo de a equipe não precisar rodar tanto seus titulares, além do baixo índice de lesões na temporada. A mais recente foi a de Moisés, que teve estiramento na coxa, mas está com sua recuperação acelerada e pode até voltar a jogar antes da Copa.

Já a possibilidade de um rodízio mais frequente não é descartada, mas vai depender dos parâmetros técnicos colhidos diariamente dos atletas. Até o momento, Roger poupou os jogadores considerados titulares em poucas ocasiões. Desde o começo do ano, o treinador prefere repetir sempre que possível a base principal da equipe.

O primeiro jogo dessa sequência no Campeonato Brasileiro acontece já neste sábado (26), contra o Sport, no Allianz Parque. O time alviverde ainda aguarda uma liberação da CBF para saber se poderá contar com Dudu, que está na lista suplente de 12 jogadores pré-convocados por Tite para a Copa do Mundo. Por uma regulamentação da Fifa, ele não pode jogar desde 21 de maio. A CBF poderia ter colocado suas competições como exceção a essa regra, mas perdeu o prazo para fazê-lo.

Em seguida, o Palmeiras enfrenta Cruzeiro (30/05, fora), São Paulo (02/06, em casa), Grêmio (06/06, fora), Ceará (10/06, fora) e Flamengo (13/06, em casa). O Brasileirão volta só na segunda metade de julho, depois da Copa do Mundo da Rússia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos