Topo

Futebol


Palmeiras se prepara para ritmo frenético até a Copa e pode elevar rodízio

AFP PHOTO / JUAN MABROMATA
Time de Roger Machado fará seis jogos em 19 dias até a parada da Copa Imagem: AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

25/05/2018 04h00

Classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras agora se prepara para uma maratona de seis jogos em apenas 19 dias no Campeonato Brasileiro, até a parada para a disputa da Copa do Mundo. O ritmo frenético de partidas, praticamente uma a cada três dias, faz com que a equipe tome cuidados extras na preparação dos atletas e pode até fazer o técnico Roger Machado adotar um rodízio de titulares mais intenso, o que não vem sendo sua característica até aqui.

Para minimizar os efeitos desses jogos seguidos no elenco, o Palmeiras tem avaliado diariamente os atletas em relação à carga acumulada e ao desgaste físico. O foco é sempre em acelerar o processo de recuperação após as partidas, muitas vezes controlando a intensidade da carga de treinos para alguns jogadores.

A comissão técnica de Roger ouve e utiliza bastante os dados do departamento de fisiologia do clube. Internamente, essa cooperação é vista como o principal motivo de a equipe não precisar rodar tanto seus titulares, além do baixo índice de lesões na temporada. A mais recente foi a de Moisés, que teve estiramento na coxa, mas está com sua recuperação acelerada e pode até voltar a jogar antes da Copa.

Já a possibilidade de um rodízio mais frequente não é descartada, mas vai depender dos parâmetros técnicos colhidos diariamente dos atletas. Até o momento, Roger poupou os jogadores considerados titulares em poucas ocasiões. Desde o começo do ano, o treinador prefere repetir sempre que possível a base principal da equipe.

O primeiro jogo dessa sequência no Campeonato Brasileiro acontece já neste sábado (26), contra o Sport, no Allianz Parque. O time alviverde ainda aguarda uma liberação da CBF para saber se poderá contar com Dudu, que está na lista suplente de 12 jogadores pré-convocados por Tite para a Copa do Mundo. Por uma regulamentação da Fifa, ele não pode jogar desde 21 de maio. A CBF poderia ter colocado suas competições como exceção a essa regra, mas perdeu o prazo para fazê-lo.

Em seguida, o Palmeiras enfrenta Cruzeiro (30/05, fora), São Paulo (02/06, em casa), Grêmio (06/06, fora), Ceará (10/06, fora) e Flamengo (13/06, em casa). O Brasileirão volta só na segunda metade de julho, depois da Copa do Mundo da Rússia.

Mais Futebol