Topo

Fernando assina a transferência do Palmeiras para o Shakhtar Donetsk

Fernando foi apresentado no Shakhtar Donetsk - Divulgação
Fernando foi apresentado no Shakhtar Donetsk Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/06/2018 12h51

Fernando é oficialmente jogador do Shakhtar Donetsk. O atacante realizou os exames médicos e assinou o contrato com o clube ucraniano. Para liberar o jogador e fechar a transação, o Palmeiras vai receber 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 23,76 milhões) à vista. O jogador, de 19 anos, disputou apenas duas partidas pelo time profissional.

Contratado para a equipe sub-17 do Palmeiras em 2016, Fernando se destacou nas categorias de base. Ele estreou no time principal em novembro do ano passado, jogando meio tempo contra o Vitória no Barradão pelo Campeonato Brasileiro; já em março deste ano, fez um gol ao entrar nos minutos finais da vitória por 3 a 0 sobre o Ituano, pelo Paulista.

O Palmeiras detém 90% dos direitos econômicos do jogador, que no ano passado tinha renovado contrato até 2022. Na terça-feira (12), ele foi convocado para um período de treinos da seleção brasileira sub-20, assim como o zagueiro Vitão, também do Palmeiras.

Fernando ainda tinha pouco espaço no elenco profissional comandado por Roger Machado. As principais opções de lado de campo para o ataque são Dudu, Keno (que também tem proposta para sair), Willian (que pode jogar como centroavante), Hyoran (que também joga como meia centralizado) e Artur.

Com o negócio fechado por Fernando, o Palmeiras já soma 14,3 milhões de euros em vendas na janela de transferências. Além dos 5,5 milhões pelo jovem atacante, foram 4,8 milhões por Tchê Tchê, vendido ao Dínamo de Kiev, também da Ucrânia, e 4 milhões pelo lateral João Pedro, que estava emprestado ao Bahia e foi negociado com o Porto, de Portugal.