Topo

Da comissão técnica ao time titular: o que mudou no Corinthians em 1 mês

Preparador Leandro Idalino é uma das caras novas da comissão técnica do Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Preparador Leandro Idalino é uma das caras novas da comissão técnica do Corinthians Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

17/07/2018 04h00

O período de 1 mês de pausa para a disputa da Copa do Mundo trouxe mudanças profundas no Corinthians. O time alvinegro perdeu três titulares e viu dois integrantes da comissão técnica seguirem os passos de Fábio Carille rumo ao Al-Wehda, dos Emirados Árabes Unidos.

Só o setor defensivo da equipe campeã paulista terá duas mudanças na partida contra o Botafogo, na próxima quarta-feira, em Itaquera. Balbuena, um dos pilares do time e vendido ao West Ham, da Inglaterra, dará lugar a Pedro Henrique.

O lateral esquerdo Sidcley, por sua vez, acertou a transferência para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e será substituído pelo recém-contratado Danilo Avelar no primeiro jogo oficial após o Mundial - Sidcley estava emprestado ao Corinthians pelo Atlético-PR, que definiu a venda ao futebol ucraniano.

A Ucrânia também se tornou o destino do volante Maycon, outra peça importante nas últimas campanhas bem-sucedidas do Corinthians. Depois da venda do jogador, o Corinthians ficou com duas opções para a vaga de segundo volante: Renê Júnior, que será o titular da equipe, e Thiaguinho, contratado em abril passado.

O Corinthians também negociou o turco Kazim com o Lobos BUAP, do México, pouco depois de acertar a vinda do centroavante Jonathas por empréstimo de uma temporada. O clube também está perto de ceder Júnior Dutra ao Fluminense e tenta contratar o volante Douglas do time carioca - ele seria mais uma opção para a lacuna deixada por Maycon.

Mudanças seguem nos bastidores

Na comissão técnica, o clube manteve a série de perdas após as saídas de Carille, do preparador físico Walmir Cruz, do auxiliar técnico Leandro da Silva, o Cuca, e do observador técnico Mauro da Silva. O ex-treinador do Corinthians também levou consigo dois importantes integrantes do estafe corintiano: Mauri Lima, preparador de goleiros por dez anos, e Denis Lupp, chefe do Cifut (Centro de Inteligência do Futebol).

Para a vaga de Mauri, o Corinthians seguiu a mesma linha adotada na reposição das primeiras baixas ao escolher um profissional da base do clube, assim como foi Loss, o auxiliar técnico Dyego Coelho e o preparador físico Anselmo Sbragia. Agora, Leandro Idalino será o responsável pelas preparações de Cássio, Walter, Caique e Filipe.

No caso do Cifut, o Corinthians foi ao mercado para suprir a falta de Luup. O clube alvinegro acertou com o analista Bebeto Sauthier, que ficou três meses na Chapecoense depois de passagens por Flamengo, Tianjin Quanjian, da China, e seleções brasileiras de base.

Durante a pausa para a Copa do Mundo, o Corinthians disputou três amistosos, já com a participação de todos os substitutos, seja em campo ou à beira do gramado. O time alvinegro venceu o Cruzeiro por 2 a 0 no Mineirão e arrancou um empate com os mineiros em Itaquera depois de sair atrás no placar. A equipe também derrotou o Grêmio por 2 a 1 diante dos seus torcedores.