Topo

Cuca acerta com Santos e volta ao clube para assumir vaga de Jair Ventura

Marcello de Vico e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos

30/07/2018 14h13

Cuca é o novo treinador do Santos, conforme noticiou antecipadamente o UOL Esporte. O acerto foi anunciado pelo clube nesta segunda-feira (30) em entrevista coletiva do executivo de futebol Ricardo Gomes.

"Temos acordo com o Cuca. Isso foi uma boa escolha para o grupo, para o clube, para o Cuca, e a expectativa já para o treino de amanhã e para o jogo da quarta", anunciou Gomes. Na quarta-feira, o Santos recebe o Cruzeiro pela Copa do Brasil.

O contrato vai até dezembro de 2019. Segundo Ricardo Gomes, outros técnicos foram cotados pelo clube até que se chegasse a um acerto com Cuca. O dirigente, porém, não citou nomes.

"Eu saí daqui na segunda-feira, falei que tinham dois nomes, trabalhei neles, e depois apareceu essa outra possibilidade. E quando tive o acordo do presidente, começamos a trabalhar. Não foi difícil. Começamos a negociar hoje de manhã. Em duas, três horas de negociação conseguimos chegar a um consenso", afirmou.

"Eu quero que o Cuca fique aqui todo seu contrato, no mínimo. Essa é a minha ideia. Se eu conseguir isso, vou sair daqui satisfeito", acrescentou.

Cuca estava desempregado desde 2017, quando deixou o Palmeiras. O clube da Vila Belmiro negociou neste domingo com José Carlos Peres, presidente da equipe. A principal pendência era referente à comissão técnica.

O treinador passou pelo clube como treinador pela primeira vez em 2008. Agora, chega para ocupar a vaga de Jair Ventura, demitido em 23 de julho.

Em sua primeira passagem pelo Santos, entre junho e agosto de 2008, Cuca realizou campanha de poucos resultados. Foram 14 jogos no Campeonato Brasileiro, com três vitórias, quatro empates e sete derrotas. O time ficou marcado pela má campanha, terminando a competição na 15ª colocação. Após sua saída, Márcio Fernandes ocupou a vaga.

Além da passagem como treinador, Cuca defendeu o Santos como jogador no início da década de 90. Ele atuou pelo time da Vila em 1993: disputou 46 jogos e fez 15 gols.