Topo

Sem priorizar Brasileirão, Palmeiras deve ter novidade estrangeira na zaga

Paraguaio Gustavo Gómez tem chance de fazer sua estreia contra o Vasco - Cesar Greco/SE Palmeiras
Paraguaio Gustavo Gómez tem chance de fazer sua estreia contra o Vasco Imagem: Cesar Greco/SE Palmeiras

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

11/08/2018 04h00

Em mais um sinal enviado pelo técnico Luiz Felipe Scolari de que o Campeonato Brasileiro não está entre as prioridades do Palmeiras no segundo semestre, o alviverde deve ter um time cheio de reservas para o jogo deste domingo (12) contra o Vasco, no Allianz Parque. Será a chance para a torcida acompanhar de perto a estreia oficial de pelo menos um dos recentes reforços estrangeiros para a zaga: o argentino Nico Freire e o paraguaio Gustavo Gómez.

No único outro jogo de Brasileirão em que comandou o time até aqui, contra o América-MG, Felipão também escalou um time misto, com apenas Weverton, Moisés e Borja (que voltava de cirurgia) dos habituais titulares. Na ocasião, a partida também aconteceu em um domingo e o Palmeiras havia jogado na quinta-feira anterior - uma situação que se repetirá agora, com o time voltando de uma viagem ao Paraguai, onde venceu o Cerro Porteño por 2 a 0 pelas oitavas de Libertadores.

Sabendo que Libertadores e Copa do Brasil são os caminhos mais viáveis para o Palmeiras não encerrar a segunda temporada seguida sem títulos, Felipão deve mesmo preservar os principais jogadores do elenco para os torneios de mata-mata. Com isso, atletas como Freire e Gómez terão oportunidades no Brasileiro, torneio em que o time está oito pontos atrás do líder São Paulo.

Freire está há mais tempo no clube. Vinculado ao Torque, clube uruguaio comprado pelo grupo dos Emirados Árabes que também é dono do Manchester City, ele passou por empréstimo pelo Zwolle, da Holanda, e chegou ao Palmeiras durante a parada da Copa do Mundo. Foi elogiado pelo ex-treinador Roger Machado, mas jogou apenas amistosos com a camisa alviverde. É o único zagueiro canhoto do elenco.

Já Gómez foi contratado há duas semanas e chegou fora da melhor forma física. O paraguaio atuou apenas 10 minutos durante toda a temporada passada no Milan e ainda sofreu uma lesão leve na pré-temporada do time italiano, antes de acertar com o Palmeiras. Ele vinha fazendo trabalhos físicos no alviverde e na última sexta (10) fez sua primeira atividade com bola junto a todo o elenco. Entregue à comissão técnica, pode ser relacionado pela primeira vez.

A maior expectativa interna gira em torno de Gómez, cuja contratação o Palmeiras já tentava desde o início do ano. O paraguaio é visto como um zagueiro com perfil e qualidade para assumir rapidamente a condição de titular. A zaga palmeirense, atualmente formada por Antônio Carlos e Edu Dracena, tem vivido altos e baixos na temporada, mas vem de atuação bastante segura na vitória contra o Cerro.

A tendência contra o Vasco é que um dos estrangeiros forme a dupla de zaga com Luan. Outra novidade de Felipão pode ser a presença do zagueiro Pedrão como volante, posição que ele já exerceu no começo da carreira, no Água Santa, e na qual também fez alguns treinos recentes no alviverde. Assim como Roger fazia, Scolari não tem divulgado a escalação do Palmeiras com antecedência.