Topo

Com cobrança e carinho de Felipão, Dudu renasce um mês após polêmica

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

20/08/2018 04h00

O golaço de Dudu para fechar os 3 a 0 sobre o Vitória no último domingo (19), pelo Brasileirão, coroou o momento de recuperação que o camisa 7 tem atravessado no Palmeiras. Se há um mês o atacante convivia com críticas da torcida e causava polêmica ao lamentar o fracasso de sua negociação com o futebol chinês, o momento agora é bem diferente. Especialmente desde a chegada de Luiz Felipe Scolari, que turbinou o resgate de Dudu com cobranças, mas também com conselhos e afagos.

Dudu sempre fala de Felipão com muito carinho. Os dois têm excelente relação desde que trabalharam juntos no Grêmio, em 2014, e o treinador não se cansa de repetir o quanto o jogador é importante para o clube. Após o jogo com o Vitória, ele disse que vê o atleta "como um filho". Antes, ao fazer de cabeça o gol da vitória sobre o Bahia na Copa do Brasil na última quinta, Dudu correu para o banco de reservas para abraçar o comandante.

O crescimento de Dudu passa não só pela confiança recebida de Scolari, mas também pelas exigências. Antes do gol contra o Bahia, o técnico vinha cobrando do jogador que ele balançasse as redes. Felipão também foi importante para orientar o atacante sobre uma possível saída do Palmeiras no futuro, e aconselhou o jogador a deixar o clube pela porta da frente, com mais títulos conquistados e o status de ídolo consolidado.

Um dos jogadores mais identificados com a torcida alviverde, Dudu vinha fazendo um ano atípico para seus padrões. Algumas atuações abaixo do esperado vinham incomodando as arquibancadas do Allianz Parque, que sentiam falta do jogador elétrico, incisivo e acima de tudo decisivo que o Palmeiras se acostumou a ter. Essa era a situação quando o clube recusou 15 milhões de euros para vendê-lo ao Shandong Luneng. Poucos dias depois, o atleta lamentou a situação nas redes sociais, o que incomodou palmeirenses.

Desde então, a maré virou. Dudu voltou a ir para cima dos marcadores, reassumiu o papel o principal jogador de ataque do Palmeiras e fez dois belos gols nas últimas partidas. O desabafo após a atuação decisiva com o Bahia, dizendo que nunca deixou de lutar pela camisa do Palmeiras, foi seguido com outra bela apresentação no final de semana.

Com 50 gols em 205 jogos, Dudu é o jogador do atual elenco palmeirense com mais gols pelo clube. Um mês depois da repercussão negativa nas redes sociais, o camisa 7 tem mostrado que encontrou o melhor lugar de dar a resposta que quiser: dentro de campo.