Topo

Nova "Copa" dos europeus, Liga das Nações mexerá com ranking e calendário

Do UOL, em São Paulo

06/09/2018 04h00

Competição que promete mexer com o calendário de seleções e com o ranking da Fifa, a Liga das Nações estreia nesta quinta-feira (06) gerando expectativa por grandes clássicos, como o da abertura entre França e Alemanha, e pelo aumento da competitividade entre europeus em datas Fifa reservadas para amistosos. O impacto do novo torneio da Uefa, porém, pode ser mais amplo e influenciar até a agenda das seleções sul-americanas.

A primeira mudança prática esperada será no ranking da Fifa. O torneio distribuirá mais pontos na base de cálculo do que partidas amistosas e forçará as seleções europeias a realizarem confrontos com adversários de forças equivalentes. Afinal, a Liga das Nações é dividida em quatro divisões definidas inicialmente a partir do ranking da Uefa.

Assim, a competição ajudará a frear um dos problemas enfrentados pela Fifa no último ciclo de Copa do Mundo. Algumas seleções, com destaque para a Polônia, priorizaram a disputa de amistosos contra adversários de nível inferior com a intenção de acumular pontos no ranking que define os cabeças-de-chave de um Mundial. A meta polonesa foi cumprida, mas terminou de modo amargo com a eliminação ainda na primeira fase em um grupo com Senegal, Colômbia e Japão.

Por outro lado, o novo sistema de cálculo do ranking da Fifa, chamado de Elo, permitirá que as seleções tenham na Liga das Nações uma base de cálculo maior para a pontuação. No critério importância de partida, os duelos por fase de grupos terão valor 15, e os de fases eliminatórias 25. Amistosos em data Fifa têm índice 10, com jogos de seleções aleatórios ao longo do ano valendo 5.

Este valor serve como uma das bases do cálculo, que leva ainda em conta para a pontuação o resultado esperado para um duelo, definido pela diferença entre os adversários. Na prática, em um curto espaço de tempo as seleções europeias podem se fortalecer no ranking da Fifa, mas não a ponto de distorcer a realidade diante da equivalência de forças nos jogos da Liga das Nações.

Efeitos para os outros continentes

Liga das Nações - Divulgação - Divulgação
Logo da Liga das Nações
Imagem: Divulgação

Inevitavelmente a Liga das Nações aumentará a competitividade entre as seleções europeias em um espaço do calendário antes considerado “morto” por eles. Com a fase de grupos disputada ao longo do segundo semestre deste ano e as finais em junho de 2019, a competição também reduzirá as opções de países de outros continentes enfrentarem adversários europeus nas datas Fifa.

Na Liga A, que reúne as seleções mais tradicionais, os 12 participantes estão divididos em quatro grupos. Nesta disposição, serão quatro jogos da Liga das Nações para cada seleção europeia até o fim do ano, sobrando no máximo duas datas para confrontos amistosos.

Na prática, esta primeira semana de data Fifa já sinalizou que a divisão por amistosos entre equipes do mesmo continente pode se intensificar. Nas folgas da Liga das Nações, os seguintes jogos foram marcados: Portugal x Croácia, Inglaterra x Suíça e Escócia x Bélgica. Por outro lado, seleções como Brasil, Argentina e Colômbia viajaram para os Estados Unidos para disputas com adversários, na maioria, da Concacaf. A exceção é o Peru, que enfrentará Holanda e Alemanha em jogos na Europa.

A Conmebol já manifestou desconforto com a situação. O Brasil, por exemplo, viajou para os Estados Unidos em setembro e deve jogar no Oriente Médio em outubro. Assim, a seleção encontra dificuldades para enfrentar os europeus e trabalha para ao menos agendar amistosos em novembro contra seleções do continente.

Na Europa, força máxima mesmo após Copa

Mesmo em um clima pós-Copa, as seleções europeias indicaram nesta primeira convocação que vão dar total atenção ao torneio. Com exceção da Dinamarca, que vive uma crise interna, todos os treinadores colocarão o que têm de melhor em campo, fechando espaço para testes.

Atual campeã mundial, a França terá praticamente o mesmo grupo que viajou para a Rússia, com apenas o goleiro Steve Mandanda ausente por lesão. A Alemanha, sua adversária de estreia, também manteve grande parte do grupo para o jogo que terá início às 15h45 (de Brasília). Esta primeira janela em fevereiro ainda reservará jogos do quilate de Inglaterra x Espanha, França x Holanda, Portugal x Itália e Espanha x Croácia. Veja aqui a tabela completa.

Além do título, a Liga das Nações manterá a competitividade por meio de um sistema de descenso e de classificação para a Eurocopa de 2020. Os últimos colocados de cada grupo jogarão a divisão inferior na edição seguinte. Os vencedores das chaves da Liga A, por sua vez, se classificam para as semifinais a serem disputadas em junho de 2019 em jogo único. A decisão ocorre na sequência, no mesmo mês.

França - Matthias Hangst/Getty Images - Matthias Hangst/Getty Images
França terá 22 dos 23 campeões mundiais para estreia na Liga das Nações
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Para a Eurocopa-2020, quatro das 24 vagas serão reservadas via Liga das Nações. As Eliminatórias, que terão início no segundo semestre de 2019, classificarão 20 equipes para a principal competição do continente. As quatro restantes serão definidas em um playoff disputado por seleções com melhor desempenho na Liga das Nações.

Em um primeiro momento, o vencedor de cada divisão, definido a partir de jogos em março de 2020, garantirá vaga. Os participantes dos playoffs serão, a princípio, os campeões de cada grupo. Mas como muitos podem já estar qualificados, eles serão substituídos por países melhores ranqueados, da mesma divisão, que não conseguiram a vaga. Caso todas as seleções de uma liga já estejam classificadas, as vagas nos playoffs acabam indo para sucessivas divisões abaixo.

Veja como estão divididas as seleções:

LIGA A:

Grupo 1: Alemanha, França, Holanda
Grupo 2: Bélgica, Suíça, Islândia
Grupo 3: Portugal, Itália, Polônia
Grupo 4: Espanha, Inglaterra, Croácia

LIGA B:

Grupo 1: Eslováquia, Ucrânia, República Checa
Grupo 2: Rússia, Suécia, Turquia
Grupo 3: Áustria, Bósnia e Herzegovina, Irlanda do Norte
Grupo 4: País de Gales, Irlanda, Dinamarca

LIGA C:

Grupo 1: Escócia, Albânia, Israel
Grupo 2: Hungria, Grécia, Finlândia, Estônia
Grupo 3: Eslovênia, Noruega, Bulgária e Chipre
Grupo 4: Romênia, Sérvia, Montenegro, Lituânia

LIGA D:

Grupo 1: Geórgia, Letônia, Cazaquistão, Andorra
Grupo 2: Belarus, Luxemburgo, Moldávia, San Marino
Grupo 3: Azerbaijão, Ilhas Faroe, Malta, Kosovo
Grupo 4: Macedônia, Armênia, Liechtenstein, Gibraltar