Topo

Promotoria cobra R$ 7 milhões de youtuber que ofendeu Mbappé na Copa

Christophe Ena/AP
Imagem: Christophe Ena/AP

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/09/2018 16h41

O youtuber Julio Cocielo agora vai responder na Justiça em relação à polêmica nascida na Copa do Mundo da Rússia, quando disse ter feito uma brincadeira com o francês Mbappé ao compará-lo com ladrões comuns das praias brasileiras. Os promotores de Direitos Humanos Eduardo Valério e Bruno Orsini  Simonetti acusaram a celebridade da web de racismo e entraram com uma ação em que exigem um pagamento de R$ 7 milhões por danos coletivos.

Durante a Copa do Mundo, Cocielo publicou que “Mbappé conseguiria fazer uns (sic) arrastão top na praia”. O youtuber foi duramente criticado por usuários e gerou uma grande discussão na internet. Diante da polêmica, os promotores decidiram levar o caso para a justiça – a dupla pediu a quebra do sigilo bancário, além da condenação por racismo.

“Trata-se de um jovem jogador negro, francês de ascendência camaronesa, de compleição física robusta e que mostrou, nos jogos da seleção francesa na Copa da Rússia, impressionantes velocidade e explosão, daí advindo, em notória manifestação de racismo, a sua associação com os assaltantes (negros, na ótica do autor) que praticam crimes de roubo nas praias brasileiras, sobretudo fluminenses, sempre sob contínua e desabalada corrida”, escrevem na ação.

Para reforçar a denúncia, Valério e Simonetti anexaram comentários racistas feitos por Cocielo entre 2010 e 2018 na mesma rede social. Na visão dos acusadores, o influenciador digital ‘violou direitos fundamentais e o Tratado Internacional de Direitos Humanos’ com as postagens ofensivos.

Na ação, os promotores ainda se apegam aos números de tuítes de Cocielo antes e depois dos comentários sobre Mbappé. De acordo com o relato inserido na denúncia, o youtuber apagou mais de 50 mil tuítes antigos. De pouco mais de 81 mil posts, a conta caiu para 32 mil no dia seguinte à postagem sobre o atacante francês.

Em contato com o UOL Esporte, a assessoria de imprensa informou que Cocielo ainda não foi notificado e irá se pronunciar em momento adequado. Durante a  polêmica, o youtuber usou a mesma rede social para pedir desculpas pelos comentários sobre o jogador do PSG, eleito a revelação do último Mundial e que teve papel fundamental no título da França.