Com concessão em xeque, Flu e Maracanã alinham aditivo inspirados no Fla

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Reprodução/Twitter

O Fluminense está próximo de acertar um aditivo ao contrato com o Maracanã. A parceria terá algumas características semelhantes ao acordo do Flamengo, que paga o aluguel à concessionária de acordo com o valor da renda bruta dos jogos. Os últimos detalhes estão sendo tratados, mas a expectativa das partes é que a papelada seja assinada ainda este mês. Os prazos ainda estão sendo discutidos.

Será estipulado também um valor mínimo e máximo para estes repasses. O Flu, que terá de cumprir o número pré-determinado de jogos no local, espera usar o estádio para turbinar o seu programa de sócio-torcedor, e espaços exclusivos para os associados estão entre as possibilidades estudadas.

Apesar do iminente acerto, o Maracanã vive dias de absoluta indefinição em sua administração, visto que a Justiça pediu o cancelamento da concessão. Em decisão do dia 11 de setembro, a qual o UOL Esporte teve acesso, o juiz Marcello Alvarenga Leite, da 9ª Vara Pública do Rio de Janeiro, informou que o acordo "é lesivo aos cofres públicos do Estado do Rio de Janeiro e desnecessário para a viabilidade econômica da concessão".

Leite afirmou ainda que o "procedimento licitatório, para a seleção da concessionária que administrarão Maracanã e o Maracanãzinho por 35 anos, encontra-se viciado em decorrência de ter sido oferecido acesso privilegiado a informação em favor de apenas um dos licitantes (a empresa IMX HOLDING S/A)".

Alvarenga determinou, em caráter liminar, "a suspensão da execução contratual eventualmente decorrente da concorrência". O juiz pediu ainda que sejam negados os pedidos para demolições do Estádio Célio de Barros, do Parque Aquático Julio Delamare e da Escola Municipal Friedenreich.

O funcionamento pleno destas instalações é exigido também pelo juiz, que afirma que é de responsabilidade do Estado do Rio de Janeiro todas as atividades destes espaços em curso.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos