Estudo mostra domínio econômico de Fla e Palmeiras no futebol brasileiro
O Itaú BBA divulgou nesta semana a edição de 2018 de seu estudo anual sobre as finanças do futebol brasileiro. O documento, que analisa dados do ano passado, mostra que pouco mudou nos modelos de gestão dos clubes da Série A, e Flamengo e Palmeiras ampliaram seu domínio econômico em relação ao ano anterior.
O estudo aponta que os dois clubes, juntos, correspondem a 22% do total de receitas de clubes da Série A. Em termos de geração de caixa - dinheiro que sobra depois de pagar despesas, impostos e encargos - a hegemonia é ainda maior, com Flamengo e Palmeiras sendo responsáveis por 38% de toda a geração de caixa dos clubes elite do futebol brasileiro.
O documento também mostra que houve um aumento geral nas receitas geradas por clubes brasileiros. As receitas totais, que incluem vendas de atletas, cresceram 17%. As recorrentes, que excluem as negociações, 11%. Os números, entretanto, são concentrados e inflados por Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo.
As despesas cresceram junto com as receitas, e os investimentos realizados, assim como as dívidas, permanecem estagnados. Para o Itaú BBA, a cultura do futebol brasileiro sofreu poucas alterações, com clubes ganhando mais, mas gastando mais e se preocupando pouco com o futuro.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.