Topo

Lugano questiona 'origem' de erros de arbitragem: "Talvez haja culpa"

Do UOL, em São Paulo

01/10/2018 23h26

Mesmo suspenso pelo STJD, Diego Lugano não se furta em criticar os erros mais recentes da arbitragem no futebol brasileiro. O superintendente de relações institucionais do São Paulo cobra profissionalismo, caracteriza a última rodada do Brasileirão como "piada" e sugere que haja certas 'intenções' por trás das falhas.

"Essa última rodada do Brasileirão foi quase uma piada, e não são simplesmente erros. Deve ter uma origem diferente. Chegou o momento para uma revisão verdadeira, principalmente para que o Campeonato Brasileiro seja mais competitivo, não pode ser que erros grotescos da arbitragem continuem fazendo a diferença para ser campeão, cair para a segunda divisão, ser expulso, fazer um gol", reclamou Lugano, que nesta segunda-feira (1º) marcou presença na exibição do documentário 'Don Diego - Carne, osso e coração' no festival Cinefoot, em São Paulo.

O ex-zagueiro foi além e dá como exemplos falhas cometidas pela arbitragem recentemente. "Os dois pênaltis do Inter contra a Chapecoense. O gol do Inter contra o Corinthians ou ontem [contra o Vitória], me lembra quando o Inter perdeu o Campeonato [de 2005]. Talvez haja um sentimento de culpa, o campeonato ficou manchado", dispara. "Perdemos todos. Esse campeonato está sendo muito [marcado por erros]. Sempre é, mas dessa vez está mais evidente porque tem mais time brigando lá em cima", opinou.

Lugano está suspenso até sábado (6) por ter dirigido xingamentos ao árbitro Dewson Freitas no início de setembro, quando Diego Souza foi expulso em duelo do São Paulo contra o Fluminense. Para ele, o despreparo da arbitragem tem sido decisivo.

"O São Paulo dificilmente reclama [de arbitragem] - salvo ultimamente, talvez alguma reação minha, porque ainda tenho sangue nas veias. Mas é um tema que tem prejudicado muito o futebol brasileiro nos últimos anos e tem que se encarar com profissionalismo, responsabilidade e seriedade. Não tem no mundo um campeonato em que a participação da arbitragem seja tão decisiva para ganhar ou perder", reclama, defendendo melhorias, "senão o futebol perde a credibilidade".

"VAR será muito pior"

O ex-jogador não acredita que os problemas de arbitragem sejam solucionados pelo árbitro assistende de vídeo. "O VAR é solução? Não, zero. Foi um desastre na Copa do Mundo: a final se decidiu por um mau uso ou pelo não uso do VAR", criticou o dirigente tricolor, referindo-se a uma falta mal marcada e um impedimento ignorado. "Qual é a coerência? Que interferência tem lá em cima? Ou seja, o VAR será muito pior", dispara.

Para Lugano, a tecnologia de vídeo "vai ajudar muito em lances matemáticos, como impedimento ou pênalti. Em lances de interpretação - e a interpretação é um escândalo -, vai é piorar".