Topo

Real Madrid anuncia demissão de Julen Lopetegui

Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/10/2018 17h00

O Real Madrid anunciou nesta segunda-feira (29) a demissão do técnico Julen Lopetegui. Ele não resistiu à goleada por 5 a 1 sofrida para o Barcelona no último domingo (28). O treinador ficou pouco mais de quatro meses no cargo - ele havia sido contratado em junho, dias antes do início da Copa do Mundo.

O mau desempenho foi o motivo apontado pelo Real Madrid para a demissão de Lopetegui. Em 14 jogos no comando da equipe, o espanhol venceu seis partidas, empatou duas e perdeu outras seis. Ele perdeu a Supertaça Europeia para o Atlético de Madri e não vence há cinco jogos no Campeonato Espanhol, torneio que o Real ocupa a modesta nona posição.

A passagem de Lopetegui pelo Real Madrid foi conturbada desde o início. Anunciado pelo clube ainda quando era técnico da Espanha, o treinador foi demitido pela seleção espanhola a dois dias da Copa do Mundo. Ele chegou a chorar durante a entrevista coletiva feita no momento de sua apresentação no clube merengue.

A demissão de Lopetegui era especulada desde o final do jogo contra o Barcelona, quando o clube merengue foi goleado por 5 a 1. Os jornais afirmavam que a saída seria concretizada em uma reunião nesta segunda-feira, o que se confirmou. Antonio Conte e Roberto Martinez aparecem como favoritos a assumirem o cargo.

Após anunciar que o ex-jogador Santiago Solari comandará a equipe de maneira interina, o Real Madrid precisa apresentar um novo técnico no prazo de 14 dias. É assim que exige o Regulamento Geral da Real Federação Espanhola de Futebol no "Artigo 60. Vacâncias", dentro do 'Capítulo l. Treinadores' do 'Título lll. Dos técnicos e suas licenças: 

"1. Se a vaga do técnico ficar aberta uma vez iniciada a competição, o clube será obrigado a contratar outra, devidamente titulada para a categoria em que atua, dentro de um prazo máximo de duas semanas.

2. A omissão do dever a que se refere o número anterior implicará a adoção das medidas disciplinares correspondentes pelos órgãos disciplinares federais."

O próximo compromisso do clube será contra o Melilla, pela segunda fase da Copa do Rei, na quarta-feira (31).

Confira abaixo o comunicado divulgado pelo clube:

A Junta Diretiva do Real Madrid CF, reunida hoje, 29 de outubro de 2018, decidiu encerrar o contrato que vinculava o treinador Julen Lopetegui com o clube.

Esta decisão, adotada com a máxima responsabilidade, tem como objetivo mudar a dinâmica em que a equipe principal se encontra, enquanto todos os objetivos da temporada ainda são alcançáveis.

A Junta Diretiva entende que existe uma grande desproporção entre os resultados obtidos até esta data e a qualidade do elenco do Real Madrid, que conta com oito jogadores concorrendo à Bola de Ouro - algo sem precedentes na história do clube.

O clube agradece Julen Lopetegui e toda a sua equipe técnica pelo esforço e o trabalho realizados e o deseja o melhor em sua carreira profissional.

 Será substituído provisoriamente por Santiago Solari, que dirigirá a equipe principal a partir da manhã de terça-feira (30).