Topo

Pottker não deslancha, 'perde valor' e ainda busca protagonismo no Inter

William Pottker comemora gol pelo Inter; atacante viveu longos jejuns - Rodrigo Ziebelli/FramePhoto/Estadão Conteúdo
William Pottker comemora gol pelo Inter; atacante viveu longos jejuns Imagem: Rodrigo Ziebelli/FramePhoto/Estadão Conteúdo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/11/2018 04h00

Com seu segundo ano de Inter perto do fim, William Pottker ainda busca protagonismo. Contratado como artilheiro de Brasileirão e Paulistão, o atacante de 24 anos não é mais o principal alvo nos jogadores vermelhos e perdeu valor de mercado.

Segundo apurou o UOL Esporte, até a última janela de transferências o Internacional pretendia valor aproximado de 12 milhões de euros (R$ 50,6 milhões) para negociar o jogador. Sondagens do futebol asiático e do alemão apareceram, mas nenhuma proposta foi formalizada.

Desta vez, a cifra caiu. Com a proximidade da próxima janela internacional, os números agora batem, no máximo, em 10 milhões na moeda europeia (R$ 42,2 milhões).

Pesa contra Pottker nesta temporada os longos períodos sem marcar. Com 36 jogos e dez gols na temporada, o atacante ficou de 8 de fevereiro a 19 de julho sem balançar as redes rivais (neste período foram 14 jogos de jejum). Depois, de 29 de julho a 5 de setembro também sem gols (foram cinco partidas), e desde lá não marca (seis jogos).

As fases de jejum coincidem com afastamentos por lesão, ao menos dois durante o ano. E por isso alijaram o jogador de assumir protagonismo no ataque vermelho.

Recuperando-se de um quadro muscular, Pottker não tem seu retorno ao time certo quando estiver 100%. O crescimento da criação ofensiva a partir da volta de D'Alessandro dá ao atacante mais um problema para o encerramento da temporada.

Com vínculo até 2021, Pottker verá a nova janela de transferências começar diferente para ele. Antes como moeda valiosa no mercado, precisava ser defendido para ter mais tempo em Porto Alegre. Agora, investidas mais fortes soam pouco prováveis, e a necessidade de venda do Colorado pode até facilitar a saída.

O Internacional trabalha 2019 ainda nos bastidores. Disputando o topo da classificação do Brasileirão, a direção vermelha evita tratar destes temas publicamente para não interferir no rendimento da equipe.

Além disso, o pleito presidencial freia movimentos mais fortes. O presidente para o biênio 2019/2020 será conhecido apenas após a eleição que movimenta este fim de ano.