Topo

Site: Gigantes da Europa se unem para criar torneio e substituir Champions

Divulgação/Real Madrid
Imagem: Divulgação/Real Madrid

Do UOL, em São Paulo

02/11/2018 22h24

O Football Leaks, por meio de 15 veículos de mídia europeus, fez outra grande revelação, além da denúncia de que o presidente da Fifa, Gianni Infantini, acobertou fraudes de Manchester City e PSG no Fair-Play Financeiro quando era secretário-geral da Uefa. O coletivo afirma que 11 gigantes do futebol europeu são os membros fundadores da Superliga Europeia, que poderia substituir a Champions League.

De acordo com a publicação, Chelsea, Arsenal, Liverpool, Manchester United, Manchester City, Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Milan, Juventus e PSG estão negociando para criarem a nova competição a partir de 2021. Além deles, Atlético de Madri, Borussia Dortmund, Olympique de Marselha, Inter de Milão e Roma estariam entre os primeiros convidados.

Os 11 fundadores não poderiam ser rebaixados da competição e teriam a participação garantida nos primeiros 20 anos. Segundo o Football Leaks, a data para que os clubes, junto com os outros cinco convidados, assinem o vínculo de compromisso é ainda em novembro de 2018 através de um documento enviado pela empresa Key Capital Partners ao presidente do Real Madrid, Florentino Pérez.

Contatados pela publicação, o Real e a Key Capital Partners se recusaram a comentar sobre o documento, enquanto o Bayern de Munique afirmou que não estava ciente “nem da existência e nem do conteúdo” do documento e depois acrescentou que “não comenta discussões confidenciais”.

Os 11 clubes fundadores, ainda de acordo com o que foi publicado, iriam registrar uma empresa na Espanha para comercializar, organizar e executar a Superliga Europeia. As equipes também teriam total controle da competição, que seria composta de fase de grupos e mata-mata.