Topo

Inter tem até julho para comprar promessa ex-São Caetano, que ganha espaço

Meio-campista Nonato participa de jogada durante treinamento do Internacional - Ricardo Duarte/UOL
Meio-campista Nonato participa de jogada durante treinamento do Internacional Imagem: Ricardo Duarte/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/11/2018 14h57

Nonato ganharia espaço mais rapidamente no Inter não fosse um problema no púbis. Mas o jovem de 20 anos precisou realizar cirurgia, ficou um período afastado até dos jogos do Sub-23, mas retornou e completa o ano treinando no elenco principal. Com respaldo pelo bom futebol apresentado em Porto Alegre, ele tem até julho de 2019 para ser comprado.

Nonato perdeu todo mês de outubro sem atuar regularmente. Sua última partida pelo Inter B foi no início de setembro, contra o Gaúcho pela Copa FGF. Um problema no púbis o fez passar por cirurgia e a recuperação se concluiu recentemente.

De volta, ele passou a realizar o mesmo expediente de Sarrafiore: treinar no elenco principal e descer para participar de jogos, quando necessário, na equipe B. E o quadro se fará cada vez menos frequente. A partir de 2019, a ideia é utilizar o atleta no grupo de cima, até para ter real ciência da condição dele de permanecer no Inter.

Emprestado pelo São Caetano até julho do ano que vem, o Colorado tem dois prazos fixados para exercer a compra. Há um valor determinado caso o depósito seja feito até maio, e outro caso o clube gaúcho opte por firmar entre maio e julho. Após sétimo mês do ano, o Inter perde a prioridade de adquirir 50% dos direitos econômicos dele, passando a dividir com o São Caetano, e tendo o vínculo federativo de forma definitiva. Pelo empréstimo, o Colorado pagou R$ 250 mil. 

"Ele é um jogador técnico, inteligente, que precisa de jogadores do mesmo nível dele para render. É muito qualificado, outro nível de jogar. Tem um futuro brilhante pela frente, já mostrava isso aqui nas nossas categorias de base. Está conosco desde muito cedo, jogou na Sub-15, na Sub-17...", disse o presidente do São Caetano, Nairo Ferreira, ao UOL Esporte.

Uma das carências detectadas no elenco do Inter é o centro de campo. Quando não tem Edenílson, por exemplo, o técnico Odair Hellmann precisa improvisar ou colocar jogadores de diferentes características. Nonato se encaixaria como alternativa exatamente por ali.

Além disso, o setor também receberá reforços para a próxima temporada.